//

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã.

Numa altura em que a União Europeia tem vindo a pressionar a Apple e as restantes empresas fabricantes de smartphones a uniformizar a entrada dos dispositivos que visam o carregamento das suas bateriais, Ken Pillonel, um estudante do Swiss Federal Institute pôs mãos à obra e fabricou aquilo que daqui a uns meses pode vir a ser uma realidade nas lojas de aparelhos tecnológicos: um iPhone com entrada a USB.

Segundo o site Apple Insider, que veiculou a notícia, a experimentação demorou meses a estar concluída e poderá ser testemunhada nas próximas semanas, quando o estudante de robótica lançar o vídeo que ilustra todo o processo. Neste momento, o vídeo final está ainda a ser editado, apesar de no teaser já ser possível conhecer alguns dos passos seguidos pelo estudante — que também detalhou as etapas no seu blog.

Lá, Ken Pillonel explica ainda o pouco que as outras fabricantes destes cabos conhecem sobre o sistema criado pela Apple. É que para chegar ao resultado final, teve de passar “longas horas” a abrir os cabos fabricados pela marca norte-americana, os quais dizem ser concebidos “como tanques“. Após este esforço, Pillonel conseguiu desvendar o PCB da porta C94 usada pela Apple e partilhou imagens de como esta é feita.

Posteriormente, o jovem conseguiu reverter a tecnologia ali usada e instalou-a numa superfície demasiado grande para ser inserida num iPhone. Após meses a tentar, Pillonel diz ter conseguido não só inseri-la, mas também carregar a bateria do dispositivo e transferir dados desde.

Atualmente, ainda não se sabe qual será a postura da empresa fundada por Steve Jobs se a diretiva da União Europeia for efetivamente aprovada e implementada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.