/

Confirmado primeiro caso de infeção pelo coronavírus nos EUA

Um doente no Estado de Washington foi diagnosticado com o novo vírus detetado na China e que causa pneumonias virais, no primeiro caso confirmado nos Estados Unidos.

A pessoa afetada foi hospitalizada na semana passada e permanece “muito doente” numa unidade de Seattle, a capital deste Estado do nordeste dos EUA, após ter viajado recentemente para Wuhan onde teve origem o surto epidémico, referiram os media locais.

Hoje, Taiwan também confirmou o seu primeiro caso: o de uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa, que está a ser tratada e que foi colocada sob quarentena.

O número de vítimas mortais com o novo tipo de pneumonia subiu para seis, com a morte de dois pacientes, enquanto o número total de infetados ascendeu a 291, revelaram as autoridades chinesas.

A ansiedade em torno da doença aumentou depois de um especialista do Governo chinês ter assumido que o novo tipo de coronavírus, uma espécie de vírus que causa infeções respiratórias em seres humanos e animais, é transmissível entre seres humanos. Até à data, as autoridades diziam que não havia evidências nesse sentido.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) também afirmou hoje que está confirmada a transmissão pessoa a pessoa do novo vírus.

Fora da China, também já tinham sido confirmados quatro casos do coronavírus entre viajantes chineses na Coreia do Sul, Japão e Tailândia, todos também oriundos de Wuhan.

Segundo investigadores britânicos, o número de pessoas infetadas com o vírus ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou para quarta-feira uma reunião de peritos para avaliar se o surto de coronavírus na China constitui uma emergência de saúde pública internacional.

A OMS estima que “a fonte primária mais provável” de transmissão é animal, tendo os primeiros casos surgido em pessoas que contactaram com um mercado de pescado na cidade chinesa. Contudo, o vírus assume “transmissão limitada entre seres humanos através de contacto próximo”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.