Primeiras doses só chegam para 25% dos profissionais. Privados não sabem quando se podem vacinar

Giuseppe Lami / EPA

Os cinco centros hospitalares escolhidos para a primeira fase de vacinação em Portugal querem vacinar o máximo de profissionais de saúde já este domingo. No entanto, as primeiras doses só chegam para 25%.

De acordo com o semanário Expresso, o objetivo seria começar a vacinar no domingo médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais, mas as primeiras 9.750 doses não são suficientes para todos.

“Cada hospital tem um teto definido de cerca de 25% do total de elementos”, disse Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em declarações ao semanário. “Foi perguntado quem queria ser vacinado no domingo e na segunda-feira e a adesão foi esmagadora, pelo que vão ter de existir prioridades. A urgência e as enfermarias covid estão na primeira linha, mas não só.”

Porém, para Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, as prio­ridades deviam ser outras. “A maioria dos profissionais infetados não está nos Cuidados Intensivos, por exemplo, porque está muito bem protegida. Está noutros serviços. No Hospital de São João, onde trabalho, metade dos meus colegas da urologia foi infetada”, disse o bastonário ao Expresso.

O responsável defende que os primeiros a ser vacinados deviam ser os profissionais de saúde mais velhos e com doenças de risco – e não só os que estão na linha da frente.

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, confirmou que, na reunião da task force que coordena a vacinação, não foram apresentados critérios para prio­rizar os profissionais a vacinar, tendo apenas sido referidas as áreas mais sensíveis.

Segundo o bastonário Miguel Pavão, entre os médicos dentistas, a ordem do setor definiu que os primeiros a ser inoculados são os que têm mais de 50 anos e que fazem parte de grupos de risco.

Além disso, os cerca de 200 que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS) não terão prioridade em relação aos do privado.

Alexandre Lourenço sublinhou ainda a necessidade de dar prio­ridade aos cuidados primários. “Faz sentido abrir aos centros de saúde, desde logo vacinando os profissionais das áreas dedicadas à covid, porque há graves problemas de acesso. A estratégia de vacinação não pode ser só para proteger, tem de ser também para reabilitar o sistema de saúde”, alertou.

Privado não sabe quando pode vacinar profissionais

O Expresso adianta ainda que os cerca de 15 mil profissionais de saúde que trabalham no setor privado não têm informação sobre a sua inclusão nos beneficiários da vacina.

Esta omissão foi criticada assim que foi apresentada a estratégia nacio­nal para a administração da vacina através de uma carta enviada no dia 10 de dezembro pelo Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal ao primeiro-ministro, com conhecimento da ministra da Saúde e do coor­denador da task force para a vacinação – e continua sem resposta.

A missiva questiona ainda o Governo sobre a vacinação dos doentes de risco internados nos hospitais privados a pedido do SNS.

“Estamos preocupados, porque as unidades privadas não foram incluídas na vacinação contra a gripe e tememos que essa volte a ser a intenção para a vacina contra a pandemia”, disse Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, ao Expresso.

Segundo o semanário, há hospitais privados com protocolos com o Estado para receber doentes que, até agora, não foram contactados para incluir os respetivos profissionais de saúde no plano de vacinação.

Além dos hospitais, também os laboratórios privados que manuseiem amostras respiratórias para o diagnóstico, cujos profissionais são prioritários, ainda “aguardam instruções” sobre os critérios a definir para saber quem vacinar primeiro.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há dois países dentro deste país: o país do que é Estado e o país do que não é Estado. Ao que chega a miséria ideológica de um governo

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …