As primeiras câmaras do mundo a detetar condutores ao telemóvel chegaram à Austrália

A utilização do telemóvel durante a condução é um dos principais problemas para a segurança rodoviária. Agora, na Austrália, um novo sistema quer ajudar a detetar a sua utilização.

Smartphones e condução são incompatíveis, pelo menos no que diz respeito à segurança rodoviária. As chamadas já não configuram uma grande ameaça, mas as aplicações tornam estes equipamentos muito apetecíveis, mesmo na hora da condução – o que pode ser um verdadeiro problema.

O governo local da região de New South Wales, na Austrália, teve uma ideia para tentar combater esta ameaça. Por isso, decidiu começar a utilizar câmaras com Inteligência Artificial (IA) que detetam condutores ao telemóvel.

Segundo o Russia Today, este novo sistema recorre à tecnologia para analisar fotografias captadas automaticamente. A Inteligência Artificial é utilizada para determinar se o condutor está a utilizar um smartphone durante a condução.

A IA é também responsável por filtrar as imagens do arquivo. Depois, um analista – desta vez, humano – despista os falsos positivos.

As câmaras serão instaladas em estradas públicas. Durante os primeiros três meses desta iniciativa, os condutores apanhados ao telemóvel vão ser alvos de um aviso. Depois, as infrações serão multadas com um valor mínimo de 233 dólares (cerca de 210 euros) e um máximo de 309 dólares (cerca de 279 euros).

Ainda assim, em ambos os casos serão subtraídos entre cinco a 10 pontos da carta de condução do condutor infrator.

As autoridades australianas estão convictas de que este novo sistema permitirá reduzir o número de incidentes provocados por uso indevido de telemóvel durante a condução. Aliás, segundo o Sapo Tek, as autoridades já levaram a cabo um teste que permitiu auferir que o sistema pode diminuir as incidências em cerca de 100 acidentes graves por cada cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …