Presidente falou com o enfermeiro que tratou Boris Johnson

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu este domingo o “empenho de todos os profissionais de saúde” na luta contra a covid-19 e revelou que falou com o enfermeiro português que tratou o primeiro-ministro britânico.

Numa nota divulgada este domingo no site da Presidência da República, o chefe de Estado salienta “o especial reconhecimento apresentado hoje pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao enfermeiro português Luís Pitarma pelo seu trabalho e vigilância durante o internamento nos cuidados intensivos”.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já transmitiu pessoalmente o seu agradecimento ao enfermeiro Luís Pitarma, e, na sua pessoa, agradece também o empenho de todos os profissionais de saúde portugueses que em Portugal e em todo o mundo estão a prestar uma ajuda decisiva no combate à pandemia”, é referido também.

O Presidente da República aproveitou igualmente para deixar “uma palavra de estímulo” aos “profissionais de outras nacionalidades que, reforçando o Serviço Nacional de Saúde, prestam um serviço inestimável a Portugal”.

“É também por eles que reforça o apelo para que, quem pode, permaneça em casa e cumpra as orientações das autoridades de saúde”, acrescenta o Palácio de Belém.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, agradeceu este domingo a um enfermeiro português pelo tratamento que recebeu durante o internamento no hospital St. Thomas, em Londres, onde esteve durante uma semana devido à infeção com covid-19.

Natural de Aveiro, Luís Pitarma, 29 anos, formou-se na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, tendo realizado um ano de Erasmus na universidade de Lathi, na Finlândia.

Em 2016, começou a trabalhar em Londres, onde passou por três unidades de saúde antes de ser recrutado para o grupo hospitalar de Guy e St. Thomas, onde é enfermeiro especializado em cuidados intensivos, em particular ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal), segundo informação do próprio nas redes sociais.

Contactado pelo semanário Expresso, St. Thomas Hospital, onde Boris Johnson esteve internado, disse que “o Luís não está disponível para entrevistas”.

O português e uma enfermeira da Nova Zelândia, receberam um agradecimento especial por terem acompanhado Boris Johnson nos cuidados intensivos, numa mensagem na rede social Twitter. “Não há palavras para expressar a minha gratidão”, disse.

A mensagem foi publicada este domingo, pouco depois de ter sido anunciado que o primeiro-ministro britânico recebeu alta do hospital, onde estava internado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Nosso Presidente no seu melhor, claro que é sempre um orgulho para nós ver reconhecido o trabalho dos nossos compatriotas por esse Mundo fora.

    Os Ingleses colocaram logo um ponto final no caso quando tentaram falar com o rapaz no Hospital na tentativa de dar entrevistas, os Ingleses responderam que o enfermeiro não estava disponível para entrevistas, os enfermeiros estão no Hospital para tratar doentes e não para dar entrevistas, principalmente numa altura destas.

    A quantos enfermeiros ligou em particular o nosso Presidente?

    Numa altura tão complicada para todos os enfermeiros por esse Mundo fora, dar esta importância, porque alguém tratou e recebeu um elogio do 1º Ministro Inglês, parece-me não ser muito reconfortante para a restante classe, que todos os dias salvam vidas independentemente do estatuto social desses doentes.

    Há que ter orgulho neste nosso compatriota não há dúvidas, mas sinceramente dou mais valor aos que estão neste momento a tratar simples velhotes, (alguns deles sem família), com a mesma dedicação que foi tratado o Sr.1º Ministro Inglês.

    Infelizmente o nosso Mundo nunca vai mudar.

    O Senhor 1º Ministro Inglês com todo valor que lhe reconhecemos, ” nesta pandemia” foi apenas mais um caso de uma pessoa recuperada do covid 19, mais um dos muitos milhares, o nome e estatuto pouco importa.

    • “Falou com o Enfermeiro que tratou o 1º Ministro Inglês”……… Não sabemos o conteúdo dessa conversa pois não ????……….. certo é que Marcelo Rebelo de Sousa, no site da Presidência, GENERALIZOU, esse “agradecimento” reconhecendo o empenho de toda a classe de Enfermeiros(as), neste combate a pandemia. Como já o afirmei, suspeito da “boa intenção” do 1º Ministro Inglês en enaltecer dois profissionais de Saúde, (por acaso Estrangeiros) na sua pagina Twitter. Sinceramente não queria estar na pele destes dois Profissionais, em relação aos restantes colegas. É como o caso da Enfermeira Portuguesa enaltecida como a melhor de Inglaterra e desde então nada mais se sabe, espero que esteja bem. Nunca esquecer que na Doença muitos são tratados de forma diferente, e que só na morte somos todos iguais !

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …