Presidente do Parlamento adia plenário mas mantém investidura de Puigdemont

Toni Albir / EPA

Roger Torrent eleito presidente do Parlamento da Catalunha

O presidente do parlamento da Catalunha, Espanha, anunciou hoje o adiamento da sessão plenária da assembleia prevista para esta tarde, que ia investir Carles Puigdemont presidente do executivo catalão.

“O plenário de investidura não se vai desconvocar, mas é adiado“, disse Roger Torrent, numa declaração aos jornalistas, assegurando que “o presidente Puigdemont tem todo o direito em ser investido” e que se recusa a propor outro candidato.

Os serviços jurídicos do parlamento regional vão apresentar alegações junto do Tribunal Constitucional espanhol, que tomou no sábado uma medida cautelar que impede a investidura à distância de Puigdemont, que está refugiado na Bélgica e com um mandado de busca e captura em Espanha por suspeitas de ter cometido delitos de rebelião, sedição e peculato.

Segundo o El País, esta é uma manobra de Roger Torrent para não desobedecer ao Constitucional e, ao mesmo tempo, não abdicar do seu candidato.

“Se a lei não for respeitada, então estamos na selva” e “na vida há mais coisas do que o senhor Puigdemont”, sustentou o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, numa entrevista à TVE, citada pelo Público.

Gostava que se cumprisse a lei, que o parlamento da Catalunha acatasse a lei”, afirmou Rajoy, acrescentando que Torrent “tem de ter noção do que não pode fazer. Terá de responder se não cumprir decisões dos tribunais”, avisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. quem e esse puigdemont? . mal formado e arrogante ja se percebeu que ele o é!!!! tanto desprezo pelos catalaes e tao convencido da sua triste figura. o que espanta e a subserviencia que os aliados independentistas lhe prestam. para um catalao se rebaixar a adorar puigdemont e preciso saber o que esconde para a gente nao perceber o porque… mas um veu se levanta no meio de tudo isto….. o apoio dado pela corte de iluminados estacionado em bruxelas e que tem dado toda a cobertura a ilegalidade e a desobediencia….. tepos que esperar ainda um tempo para que se desmascarem todos. é preciso que aqueles que querem reduzir a europa a um potentado governado por meia duzia de senhores do mal, e reduzir os europeus a uma camada de carneiros obedientes ,sejam desmascarados!! a catalunha independente e mais uma lança envenenada de corao que os senhores do mal querem introduzir na europa para a asfixiar de vez…puigdemont é o aliado circunstancial assim como a ala terrorista da catalunha e do resto da europa. mas ainda ha estupidos que so vem um palmo a frente do nariz….e costumam usar palas nos olhos!!!!!pode ser que acordem tarde

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …