Presidente da Ucrânia termina cessar-fogo com separatistas

Presidência da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou esta segunda-feira à noite que o cessar-fogo com os separatistas no leste do país não vai ser prolongado.

“Depois de ter examinado a situação, decidi, enquanto comandante-chefe das forças armadas, não prolongar o regime de cessar-fogo unilateral”, declarou Poroshenko, numa comunicação à nação, que foi divulgada pelos serviços da Presidência.

No texto, Poroshenko garantiu: “Vamos atacar” os separatistas.

O cessar-fogo unilateral na região leste do país foi anunciado a 20 de junho, previsto inicialmente para durar uma semana mas estendido até ontem. O leste da Ucrânia tem sido cenário de combates entre forças ucranianas e separatistas pró-russos, que já provocaram centenas de mortos.

“O exército ucraniano cessa fogo. Mas isso não quer dizer que não vamos oferecer resistência em caso de agressão contra os nossos militares”, advertiu Poroshenko na altura, acrescentando que as autoridades de Kiev iriam “fazer tudo o que é possível para defender o território do Estado ucraniano”.

O chefe de Estado, que tomou posse a 7 de junho, sublinhou que a integridade territorial da Ucrânia “não é tema de discussão”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.