Presidente da Câmara acha Coimbra B indigna para a cidade e o país

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, afirmou hoje que a estação ferroviária de Coimbra B, também vulgarmente conhecida por Estação Velha, é indigna para a cidade e para o país.

“O estado em que se encontra o apeadeiro velho [estação de Coimbra B] é indigno para a cidade e para o país”, sustentou o autarca socialista, que falava na sessão do executivo municipal sobre a remodelação da Linha do Norte, preconizada no âmbito do relatório de investimentos prioritários até 2020.

O investimento naquela linha ferroviária não pode ignorar a indispensável remodelação da estação de Coimbra B nem “a construção do interface rodoferroviário e de mercadorias, entre Souselas e Pampilhosa do Botão”, para servir as linhas do Norte (Lisboa-Porto) e da Beira Alta, que, “é bom lembrar, liga Figueira da Foz a Vilar Formoso”, sublinhou Manuel Machado.

“Não interessa se o interface fica [no distrito de] em Aveiro”, em Pampilhosa do Botão, “ou [no distrito] de Coimbra” (Souselas), defendeu o autarca, considerando que se trata de uma questão técnica e o que “importa é que o interface seja construído”.

Manuel Machado também se congratulou com o facto de aquele documento (que está em discussão pública desde 29 de janeiro), elaborado pelo Grupo de Trabalho para o Investimento em Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVAS), também incluir o sistema de mobilidade do Metro Mondego (MM).

Mas, advertiu, o MM “não se confina ao Ramal da Lousã”. Para o projeto ter “sustentabilidade e razoabilidade económica” é necessária a continuidade deste ramal (que liga Serpins a Coimbra) até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e à estação de Coimbra B, sublinhou.

O presidente da Câmara de Coimbra também se afirmou satisfeito com o facto de aquele relatório incluir a ligação rodoviária entre esta cidade e Viseu, que considerou fundamental, mas não pode fazer esquecer a necessidade de concluir os IC 6 e IC 7 (itinerários complementares entre o IP 3 e Covilhã e entre Oliveira do Hospital e Celorico da Beira, respetivamente).

O anterior presidente da Câmara e atual vereador João Paulo Barbosa de Melo (PSD/PPM/MPT) alertou para a necessidade de a via entre Coimbra e Viseu (IP 3) “contemplar a conclusão da A13”, de modo a assegurar a ligação desta via ao IP 3, sem ser pelo centro da cidade de Coimbra.

“A conclusão da A 13 [Coimbra-Tomar] já foi acordada”, foi assegurada ao anterior executivo municipal de Coimbra pelo atual secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, salientou João Barbosa de Melo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …