Preço do petróleo continua estável apesar do conflito entre EUA e Irão

Apesar da tensão vivida entre os Estados Unidos (EUA) e o Irão, o petróleo não tem registado alterações significativas de preço, revelando ser um mercado tão seguro que nem mesmo a morte de pessoas o consegue abalar, segundo demonstrou um artigo do Raw Story.

O assassinato de Qassem Soleimani, principal comandante militar do Irão e chefe da Guarda Revolucionária, ocorreu em solo iraquiano sem a permissão do Iraque. Esse ataque norte-americano, que matou 10 funcionários iranianos e iraquianos, transgrediu a soberania de duas nações, o que poderia ser entendido como um ato de guerra, referiu o Raw Story.

O Irão respondeu, lançando mísseis balísticos em duas bases dos EUA no Iraque, sem causar vítimas. Enquanto isso, o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo rejeitou o pedido do Iraque para retirar as tropas norte-americanas do seu território, uma semana após aviões de guerra dos EUA terem realizado ataques letais às milícias apoiadas pelo Irão, também sem autorização do Iraque.

Mas estes eventos, ocorridos numa região essencial ao suprimento global de petróleo, não tiveram impacto nos preços do produto. No espaço de alguns dias, os preços passaram de 66 dólares por barril para 69 (de 59 para 62 euros), tendo depois baixado para 65 (cerca de 58 euros).

Apesar de o Presidente norte-americano ter optado apenas por aplicar novas sanções ao Irão – ao invés de novos ataques – Donald Trump é conhecido por tomar decisões impulsivas. Por seu lado, o Irão pode estar a planear uma vingança a longo prazo.

Pelo meio, o Irão confundiu um avião comercial com um avião de guerra e acabou por atingi-lo com dois misseís, vitimando as 176 pessoas que iam a bordo.

mink / Flickr

Segundo o Raw Story, um dos motivos pelos quais o preço do petróleo não tem aumentado em meio às tensões entre os dois países, prende-se com o facto de o mercado global de petróleo ter uma oferta abundante, alimentada pela crescente produção dos EUA.

Em menos de uma década, o país passou de um grande importador para um novo grande exportador. Essas exportações aumentaram de 0,6 milhão de barris por dia no início de 2017 para mais de quatro milhões em dezembro de 2019.

Por vários anos, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia reduziram a sua própria produção para impedir a queda dos preços, devido à oferta dos EUA. Além disso, a demanda por petróleo enfraqueceu com a desaceleração económica global, causada pela guerra comercial entre os EUA e a China e pela queda da indústria automobilística, entre outros fatores.

Isso apoiou a perceção de que o mercado de petróleo pode absorver qualquer choque, até mesmo a perda de vidas numa disputa ou ataque militar, notou o Raw Story. Contudo, para alguns especialistas, a estabilidade desse mercado esconde incertezas.

De acordo com o Raw Story, preços mais altos aplicado ao petróleo levariam à uma diminuição do consumo global e das emissões de carbono, e impulsionaria uma mudança na área dos transportes elétricos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …