/

Preço dos combustíveis volta a aumentar. Subida anula praticamente a descida do imposto

8

O preço dos combustíveis volta a aumentar esta segunda-feira. O novo aumento anula praticamente a descida do imposto anunciada pelo Governo.

Na sexta-feira, o Governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), medida que entrou em vigor no sábado, que vigora até 31 de janeiro e que, na prática, se traduz numa descida de dois cêntimos no ISP da gasolina e um cêntimo no do gasóleo.

Mas esta segunda-feira, o preço dos combustíveis voltou a aumentar: mais 1,5 cêntimos por litro na gasolina e no gasóleo, que praticamente anula a descida resultante do imposto anunciado pelo Governo.

Em relação a sexta-feira, a gasolina está mais barata meio cêntimo por litro (0,005 euros) e o gasóleo está mais caro meio cêntimo.

Segundo o Observador, a gasolina aumentou cinco cêntimos e o gasóleo oito cêntimos nas últimas seis semanas. As subidas começaram no início do ano e já totalizam 30 e 25 cêntimos, respetivamente.

Os aumentos no preço dos combustíveis em 2021 resultam de vários fatores, como as restrições dos exportadores; o aumento da procura com a reabertura da economia, limitada pela pandemia; o aumento nos custos dos transportes; operações portuárias; e seguros.

Face à nova subida dos preços, muitos portugueses aproveitaram o fim de semana para encher o depósito (ou parte dele).

  ZAP //

8 Comments

  1. Andam ou não a brincar com os contribuintes???? Descem na 6F para aumentar na 2F seguinte… Vão brincar com a família deles que tem que os aturar e mesmo assim, nem sempre. VERGONHA … que desgoverno horroroso.

      • O governo aumentou sim! Aumentou brutalmente os impostos sobre produtos petrolíferos mal chegou ao governo, com a promessa de anular essa subida assim que o preço do crude voltasse para os níveis “normais”.
        O preço do crude já subiu e até agora nada… Mas percebe-se porque é que não desceram: o governo de esquerda precisa desses milhares de milhões em impostos para cobrir os contínuos aumentos da despesa pública, com a sua política económica ruinosa, que nos está a levar para a cauda da Europa.
        E ainda dizem que a austeridade acabou… Cada vez me sobram mais dias ao final do mês.

  2. É gozar com as pessoas… é simplesmente chamar estupido ao povo!

    Parabéns a quem continua a votar PS, continua o desgoverno.

  3. Que novidade, para além da já mais que conhecida concertação de preços entre gasolineiras, agora também há concertação de preços entre estado e gasolineiras!
    Do melhor!

  4. Viva o Costa! Entretanto, os abutres já andam de volta do lítio e do PRR… Que se f#$% o povo mesquinho. Que ande a pé!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.