/

Preço dos combustíveis volta a aumentar. Subida anula praticamente a descida do imposto

8

O preço dos combustíveis volta a aumentar esta segunda-feira. O novo aumento anula praticamente a descida do imposto anunciada pelo Governo.

Na sexta-feira, o Governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), medida que entrou em vigor no sábado, que vigora até 31 de janeiro e que, na prática, se traduz numa descida de dois cêntimos no ISP da gasolina e um cêntimo no do gasóleo.

Mas esta segunda-feira, o preço dos combustíveis voltou a aumentar: mais 1,5 cêntimos por litro na gasolina e no gasóleo, que praticamente anula a descida resultante do imposto anunciado pelo Governo.

Em relação a sexta-feira, a gasolina está mais barata meio cêntimo por litro (0,005 euros) e o gasóleo está mais caro meio cêntimo.

Segundo o Observador, a gasolina aumentou cinco cêntimos e o gasóleo oito cêntimos nas últimas seis semanas. As subidas começaram no início do ano e já totalizam 30 e 25 cêntimos, respetivamente.

Os aumentos no preço dos combustíveis em 2021 resultam de vários fatores, como as restrições dos exportadores; o aumento da procura com a reabertura da economia, limitada pela pandemia; o aumento nos custos dos transportes; operações portuárias; e seguros.

Face à nova subida dos preços, muitos portugueses aproveitaram o fim de semana para encher o depósito (ou parte dele).

ZAP //

8 Comments

  1. Andam ou não a brincar com os contribuintes???? Descem na 6F para aumentar na 2F seguinte… Vão brincar com a família deles que tem que os aturar e mesmo assim, nem sempre. VERGONHA … que desgoverno horroroso.

      • O governo aumentou sim! Aumentou brutalmente os impostos sobre produtos petrolíferos mal chegou ao governo, com a promessa de anular essa subida assim que o preço do crude voltasse para os níveis “normais”.
        O preço do crude já subiu e até agora nada… Mas percebe-se porque é que não desceram: o governo de esquerda precisa desses milhares de milhões em impostos para cobrir os contínuos aumentos da despesa pública, com a sua política económica ruinosa, que nos está a levar para a cauda da Europa.
        E ainda dizem que a austeridade acabou… Cada vez me sobram mais dias ao final do mês.

  2. Que novidade, para além da já mais que conhecida concertação de preços entre gasolineiras, agora também há concertação de preços entre estado e gasolineiras!
    Do melhor!

  3. Viva o Costa! Entretanto, os abutres já andam de volta do lítio e do PRR… Que se f#$% o povo mesquinho. Que ande a pé!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.