Preço do barril americano em queda livre. Chegou a afundar 300% e pisou valores negativos

O preço do barril de petróleo de referência nos EUA, o West Texas Intermediate (WTI), está em queda livre, ao desvalorizar 73,67%, para os 4,81 dólares.

Com os investidores preocupados com a queda da procura devido à pandemia, às 13:25 horas locais de Nova Iorque, nos Estados Unidos, (18:25 de Lisboa), os contratos futuros do WTI para entrega em maio, que expiram na terça-feira, estavam a cotar 13,46 dólares abaixo da sessão de sexta-feira, reforçando a tendência descendente notada nas negociações prévias à abertura do mercado.

A tendência aponta para o pior dia da história para o crude de referência nos Estados Unidos. Trata-se dos valores mais baixos de sempre.

De acordo com o jornal Público, o barril de “ouro negro” WTI chegou mesmo a pisar território negativo pela primeira vez: seguia a -37,63 dólares por barril às 20:00 de Lisboa desta segunda-feira, resultado de uma queda de 305,9%.

Foi a primeira vez, desde que o contrato de entrega futura West Texas Intermediate foi criado, em meados 1983, que o preço atinge um valor negativo.

Segundo os analistas, a derrocada deve-se ao receio com a falta de capacidade dos Estados Unidos em armazenar perante a diminuição brutal na procura, provocado pela paragem da atividade económica, devido ao coronavírus.

“A destruição intra-dia do WTI de hoje é épica à escala e mostra a grande instabilidade dos contratos de maio de 2020, perante a sua expiração na terça-feira, e os medos de que não se consiga armazenar”, disse a analista Louise Dickson, da firma Rystad Energy.

O mercado continua volátil apesar de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus parceiros terem decidido, no início de abril, cortar a produção em 9,7 milhões de barris por dia, para compensar a baixa da procura provocada pela covid-19, que os investidores não acreditam que seja suficiente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais retomam atividade. Juízes recusam fazer julgamentos em salas sem condições

Os tribunais retomam hoje a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do setor anteveem que o regresso à atividade normal será assimétrico e progressivo, sendo em alguns casos difícil assegurar totalmente as medidas de segurança …

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …