Cientistas quebram limite teórico com décadas e criam a prata mais forte do mundo

(dr) Joshua Brown

Cientistas criaram a prata mais forte de sempre, quebrando assim um limite teórico com décadas relacionado com a força de metais e a sua condutividade elétrica.

Uma equipa de investigadores conseguiu criar prata muito mais forte do que o normal e mantendo a sua condutividade elétrica. Os cientistas aproveitaram-se dos defeitos deste metal, que por vezes são responsáveis por problemas como a sua fragilidade e amolecimento.

Às vezes estes defeitos são disfarçados combinando outros metais para ajudar a disfarçar o problema. Contudo, normalmente a adição de novos metais tem um custo inerente: a perda de condutividade elétrica.

Foi aqui que cientistas encontraram um nicho e conseguiram criar prata mais forte e ao mesmo tempo condutora elétrica. Os resultados do estudo foram publicados no mês passado na revista científica Nature Materials.

De acordo com o New Atlas, para conseguirem estas duas características na prata, misturaram uma pequena quantidade de cobre. Desta forma, o metal tornou-se 42% mais forte e manteve-se um condutor elétrico. Com isto, conseguiram superar aquela que é conhecida como a relação de Hall-Petch.

Este é um limite teórico que estabelece que, à medida que os grão de um metal se tornam mais pequenos, o próprio material fica mais forte. Contudo, diz que cada se os grão ficarem demasiado pequenos, o material fica instável e mais fraco.

Os cientistas conseguiram ultrapassar este limite teórico com décadas ao criar esta prata. Como os átomos de cobre são um pouco menores do que os de prata, tendem a cair nos defeitos, fortalecendo o metal. Além de lhe garantirem dureza, também não impedem a eletrocondutividade do material.

Batemos o recorde mundial e o limite de Hall-Petch, não apenas uma vez, mas várias vezes no decorrer do estudo. Espero que a abordagem possa ser usada para ser aplicada em muitos outros metais. Esta é uma nova classe de materiais e estamos apenas a começar a entender como funcionam”, explicou Frederic Sansoz, da Universidade de Vermont, citado pelo Tech Explorist.

“Como uma espécie de jiu-jitsu em escala atómica, os cientistas tiraram vantagem dos defeitos, usando-os para fortalecer o metal e manter a sua condutividade elétrica”, acrescentou

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …