Praias. Regras mais apertadas e multas já a partir de amanhã

Luís Forra / Lusa

A partir desta quarta-feira, entra em vigor o decreto de lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia. Quem não cumprir as regras está sujeito a coimas entre os 50 e os 100 euros.

O decreto de lei, aprovado em Conselho de Ministros no dia 6 de maio, regula o acesso às praias durante a época balnear e, quem não respeitar as regras, pode apanhar multas que variam entre os 50 e os 100 euros.

Assim, e já a partir desta quarta-feira, a falta máscara no acesso às praias, o desrespeito das normas de distanciamento entre toalhas ou a prática de atividades desportivas no areal quando a praia estiver cheia estão sujeitos a uma multa.

De acordo com o Jornal de Notícias, o uso de máscara vai ser obrigatório pelo banhista até colocar a toalha no areal e as sinaléticas de acesso ao areal terão de ser respeitadas.

A maior novidade está relacionada com a lotação das praias, que vai aumentar de dois terços para os 90% de ocupação.

A cor vermelha, que indica que a praia está com lotação plena, vai acender só quando esta atingir os 90%. A cor verde, de ocupação baixa, passa a vigorar até aos 50% e a cor amarela entre 50 e 90%. Aqui, o acesso ainda é permitido.

No areal, a distância entre toalhas e grupos mantém-se nos 1,5 e três metros, respetivamente, sendo que os chapéus-de-sol dos utentes que se encontrem sozinhos ou em grupo, devem estar afastados, no mínimo, três metros, contados a partir do limite exterior dos chapéus-de-sol de outros utentes.

Além disso, é proibida a prática desportiva com duas ou mais pessoas no areal, seja jogar raquetes ou dar toques numa bola, quando a praia estiver com muitos banhistas. Se a ocupação estiver baixa, será permitido.

A venda ambulante será permitida – desde que o vendedor use máscara no contacto com os clientes -, as atividades desportivas (como o surf) terão as mesmas regras do ano passado, ou seja, cinco alunos por instrutor de surf e a distância obrigatória de 1,5 metros entre pessoas, tanto em terra como no mar.

Na área definida para o uso balnear das praias não são permitidas as atividades de natureza desportiva que envolvam duas ou mais pessoas, bem como atividades de prestação de serviços de massagens e atividades análogas, não devendo ser montados ou colocados equipamentos ou definidos espaços que promovam a sua realização, escreve o Observador.

O estacionamento indevido do carro ou autocaravana está sujeito a uma multa de acordo com o Código da Estrada, mas a dobrar e é interdita a pernoita de autocaravanas em parques de estacionamento.

Para além de multas para os banhistas, estão previstas também coimas para os concessionários, mas mais pesadas, de 500 a mil euros, se não higienizarem corretamente o espaço ou não afixarem as normas em locais visíveis.

Nas áreas concessionadas, deve ser garantida a distância de três metros entre toldos e entre colmos, contados a partir do limite exterior, e um metro e meio entre os limites das barracas, contados a partir do limite exterior.

Nas higienizações dos espaços públicos, como paredões e passadeiras, é proibido o uso de hipoclorito de sódio e biocidas.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Isto é… começou a austeridade. Para os que pensavam que o dinheiro que aí vem não é para pagar, vão estando atentos às próximos notícias.

  2. 50 a 100 euros… Na rua a multa é de 200 a 100 euros. parece-me a mim que é mais barato infetar na praia que na rua…
    Numa outra nota… QUEM vai fiscalizar? E… Se vai haver muitos polícias na praia, não vão faltar nos outros locais? Mais uma calinada, Costa.

    De dois terços para 90%? É… Continua assim, Costa, que vais “bem”. Depois choras, mas é tarde.

    • Atenção: é possível medirmos a percentagem de ocupação de uma praia. Ontem, fui à Costa da Caparica, pensei bem, e atestei (” “) uma taxa de ocupação de cerca de 89,92 por cento. Cuidado! Há multas! O Coronavírus está pobre!

    • É…: Qual é o problema dos “dois terços”?? Não sabe o que é ou quanto é?? Ou seja, critica-se só porque sim?
      Outra coisa, está com pena que na praia também não se pague 100 euros!? Se está, pode desde já começar a contribuir para o fim da troika, e ir pagando umas “multazitas”…
      O mais impressionante é a facilidade com o “Povinho” vai sendo levado pelo “patuá” do Sr. Costa.
      Então, os adeptos do Sporting já foram para as urgências?? Cuidado… Muitos irão morrer…

      • O seu comentário é tão claro que… não vai a lado algum.
        Mas posso dizer-lhe que não entendo o porquê de “Qual é o problema dos “dois terços”?” Acha que deveria ter mais? Acha que deveria exceder os 100%? É que dois terços já é demais, mas se acha que é de menos… Quanto ao resto do comentário fico-me por aqui porque não vou, nem posso, responder a algo abstrato.

        • Era o que eu pensava… Tem de ir para a escola aprender a fazer contas… Mas até tem uma desculpa, o Sr Guterres também não sabia… (fazer contas).
          Fique bem, não vá os dois terços rebentar com a … escala

          • Bem… O seu problema não é de matemática (pelo menos não há indícios disso). O seu problema é mesmo com a língua portuguesa. Pensa, mas não consegue exprimir-se (de forma escrita!) de forma clara. deixe estar. Não é o único que tem essas dificuldades.

  3. Era o que eu pensava… Tem de ir para a escola aprender a fazer contas… Mas até tem uma desculpa, o Sr Guterres também não sabia… (fazer contas).
    Fique bem, não vá os dois terços rebentar com a … escala

RESPONDER

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …