/

Posto militar sul-coreano atingido por tiros do lado norte-coreano

Kim Chul-Soo / EPA

Um soldado sul-coreano de guarda na fronteira com a Coreia do Norte

Um posto militar sul-coreano foi atingido, este sábado, por tiros disparados do lado norte-coreano da fronteira que separa os dois países, segundo o Exército da Coreia do Sul.

O posto militar, localizado na zona desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias, foi atingido várias vezes por uma arma de fogo sem que nenhum soldado fosse atingido, disse o chefe do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul à agência do país, Yonhap.

O Exército da Coreia do Sul respondeu com dois tiros de aviso e mensagens de cessar-fogo transmitidas através de um sistema de som, de acordo com a mesma fonte.

O incidente ocorreu às 07h41 (23h41 de sábado em Lisboa), num posto militar localizado na cidade de Cheorwon, na zona central da DMZ, disse o comando militar conjunto, que também explicou que as suas instalações não tiveram danos significativos.

Estamos a tomar medidas através dos canais de comunicação inter-coreanos para entender a situação em detalhe e evitar incidentes adicionais. Também mantemos uma postura de preparação militar necessária”, apontou Seul, em comunicado.

Este novo episódio de tensão na fronteira ocorre um dia depois de o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ter reaparecido em público pela primeira vez em mais de um mês, segundo a agência de notícias oficial KCNA,

Segundo aquela agência, Kim Jong-un participou na inauguração de uma fábrica. O líder norte-coreano “assistiu à cerimónia” e “todos os participantes gritaram ‘urra’” quando ele apareceu, indicou.

Kim Jong-un não aparecia em público desde que presidiu a uma reunião a 11 de abril. Nos últimos dias, vários órgãos de comunicação apontaram que o líder norte-coreano se encontrava em estado crítico, depois de ter sido, alegadamente, sujeito a uma cirurgia cardíaca, algo que as autoridades sul-coreanas designaram de “notícias falsas”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.