Adeus, cartões. Já é possível ir ao Multibanco com o telemóvel

Mário Cruz / Lusa

Já não será preciso cartão de multibanco para usufruir de muitas das suas funções, podendo fazê-lo através do telemóvel. Até ao final deste mês, todas as caixas multibanco do país vão permitir esta nova funcionalidade. 

A inovação é possível graças à aplicação móvel do MB Way. Até agora, era possível usar esta app para transferir dinheiro rapidamente de uma conta para outra e até levantar dinheiro numa caixa multibanco, sem recorrer ao cartão.

A SIBS, que tinha já prometido esta funcionalidade, acaba de estrear o novo serviço “Utilizar Multibanco“, que permite usar a maior parte das operações Multibanco, sem necessidade de ter o cartão fisicamente presente — basta ter MB Way.

O método para aceder a esta funcionalidade é bastante simples. Em primeiro lugar, basta carregar na tecla verde de uma caixa Multibanco e escolher a opção “Utilizar Multibanco”.

Seguidamente, abre-se a app MB Way, seleciona-se a opção “Utilizar Multibanco” e usa-se a aplicação para ler o código QR apresentado no ecrã do terminal. Por fim, deve-se introduzir o código de seis dígitos associado ao MB Way, algo que também pode ser feito via touchID, fingerprint ou faceID.

Depois de realizados estes passos, o Multibanco é desbloqueado e pode-se aceder ao menu e à maioria das operações regulares, designadamente Pagamento de Serviços e Pagamentos ao Estado, Carregamento de Títulos de Transporte e de Telemóveis.

Para se ter acesso a esta nova funcionalidade, basta atualizar a app MB Way nas lojas iOS e Android. Até ao final do mês, todas as 12 mil caixas automáticos da Rede Multibanco terão esta funcionalidade ativa e disponível para os utilizadores MB Way.

Esta nova operação junta-se ao leque alargado de funcionalidades disponíveis no MB Way: compras presenciais com NFC e QR Code, compras online com número de telemóvel, geração de cartões MB NET, enviar dinheiro, pedir dinheiro ou dividir a conta e, ainda, os levantamentos sem cartão.

A utilização do MB Way confirma a preferência dos portugueses por pagamentos móveis e imediatos — já há mais de 1,25 milhões de utilizadores que fazem cerca de três milhões de operações por mês.

Avatar ZAP // EchoBoomer

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas , para quê ter de ir fisicamente ao multibanco? A não ser nas operações que obriga a ir lá (ex levantar dinheiro, pedir iban em em papel, etc.) porque não as operações diretamente na aplicação?
    É provável que por razões e segurança isso pudesse levar a que fosse criado um cartão matriz ou algo similar para o mbway.

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …