Já há transferências imediatas entre bancos em Portugal

David Robert Wright / Flickr

As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta terça-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Este sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço. Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

A Lusa contactou esta quarta-feira os maiores bancos para saber se disponibilizam o serviço, em que canais (presenciais ou digitais, portal do banco ou homebanking) e o valor que cada um cobrará pelo serviço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse que este “está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos” e que comunicará aos clientes “logo que ela estiver operacionalizada”.

O Santander Totta informou que “já disponibiliza o serviço de transferências imediatas” e que “os clientes já podem iniciar este tipo de pagamentos em qualquer dos canais oferecidos pelo Santander”. o banco não informa dos custos.

Por fim, o BCP disse que foi dos “um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema” que está disponível quer para particulares quer para empresas.

Custos ainda não são totalmente conhecidos

Sobre o preçário, disse apenas que “o Millennium BCP praticará condições de preço competitivas adequadas e competitivas”.

Segundo o Dinheiro Vivo, no Santander Totta, até ao final do ano, as transferências instantâneas serão gratuitas para alguns clientes – com conta Advance ou conta Mundo 123 –, mas para os restantes clientes “terão um custo igual a uma transferência SEPA normal”, ou seja, 1,25 euros.

Em comunicado divulgado, o Banco de Portugal disse esperar “um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado”.

O objetivo passa por permitir as transferências e os pagamentos imediatos no espaço de 34 países europeus. As transações para países europeus só será possível no segundo semestre de 2019, nota o Dinheiro Vivo.

Este sistema para já funciona apenas em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas. O Banco Central Europeu está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma app no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes. Entre janeiro e agosto deste ano houve transferências no valor de 3,5 milhões de euros através do MB Way.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Quando um cliente quiser fazer uma transferência imediata, ao colocar o NIB/IBAN da conta do destinatário deverá perceber se o banco do destinatário é aderente ou não a este sistema de pagamentos imediatos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia,
    Não concordo com o sistema de pagamento diferente dos pagamentos: No ato da entrega da encomenda ou MB; razão pela qual não fiz compra(s)

    Cumprimentos

    AG

RESPONDER

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …

Civilizações avançadas podem estar a comunicar através de feixes de neutrinos

Uma nova investigação, liderada pelo cientista Albert Jackson, sugere que civilizações avançadas no Universo podem ser capazes de se comunicar através de feixes de neutrinos que seriam transmitidos por constelações de satélites localizadas em torno de …