Já há transferências imediatas entre bancos em Portugal

David Robert Wright / Flickr

As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta terça-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

Este sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço. Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

A Lusa contactou esta quarta-feira os maiores bancos para saber se disponibilizam o serviço, em que canais (presenciais ou digitais, portal do banco ou homebanking) e o valor que cada um cobrará pelo serviço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse que este “está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos” e que comunicará aos clientes “logo que ela estiver operacionalizada”.

O Santander Totta informou que “já disponibiliza o serviço de transferências imediatas” e que “os clientes já podem iniciar este tipo de pagamentos em qualquer dos canais oferecidos pelo Santander”. o banco não informa dos custos.

Por fim, o BCP disse que foi dos “um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema” que está disponível quer para particulares quer para empresas.

Custos ainda não são totalmente conhecidos

Sobre o preçário, disse apenas que “o Millennium BCP praticará condições de preço competitivas adequadas e competitivas”.

Segundo o Dinheiro Vivo, no Santander Totta, até ao final do ano, as transferências instantâneas serão gratuitas para alguns clientes – com conta Advance ou conta Mundo 123 –, mas para os restantes clientes “terão um custo igual a uma transferência SEPA normal”, ou seja, 1,25 euros.

Em comunicado divulgado, o Banco de Portugal disse esperar “um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado”.

O objetivo passa por permitir as transferências e os pagamentos imediatos no espaço de 34 países europeus. As transações para países europeus só será possível no segundo semestre de 2019, nota o Dinheiro Vivo.

Este sistema para já funciona apenas em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas. O Banco Central Europeu está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma app no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes. Entre janeiro e agosto deste ano houve transferências no valor de 3,5 milhões de euros através do MB Way.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Quando um cliente quiser fazer uma transferência imediata, ao colocar o NIB/IBAN da conta do destinatário deverá perceber se o banco do destinatário é aderente ou não a este sistema de pagamentos imediatos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia,
    Não concordo com o sistema de pagamento diferente dos pagamentos: No ato da entrega da encomenda ou MB; razão pela qual não fiz compra(s)

    Cumprimentos

    AG

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …