Portugueses estão a criar teste à covid-19 com gota de saliva

Investigadores portugueses estão a desenvolver um teste à covid-19 que permite, através da saliva, saber se uma pessoa está ou esteve infetada com o novo coronavírus.

Um grupo de investigadores liderados por Nuno Rosa, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a desenvolver um teste à covid-19 em que basta apenas um gota de saliva para saber se está ou já esteve infetado com o novo coronavírus. Os resultados são bastante promissores e procuram-se agora parceiros para produzir o teste.

“Estamos ainda a recolher os últimos dados, mas os nossos resultados mostram que a ideia funciona, a prova de conceito está feita”, garantiu Nuno Rosa em declarações ao DN. De acordo com as previsões do investigador, é possível que o teste esteja disponível “em meados do próximo ano, se tudo correr bem”.

Nuno Rosa é também investigador no Saliva Tec, um laboratório que estudo a saliva para aplicá-la ao diagnóstico em saúde. “Usamos a saliva como fluido informativo sobre a saúde e a partir daí desenvolvemos estratégias de diagnóstico para diferentes patologias, nomeadamente a diabetes, para a qual já temos vários estudos publicados”, explicou o especialista.

Com o surgimento da pandemia de covid-19, Rosa e os seus colegas no Saliva Tec concordaram que era uma oportunidade de desenvolver investigação inovadora. Concorreram a um programa de apoio financeiro à investigação em covid-19 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e ganharam uma bolsa de 30 mil euros para o projeto.

“Estamos muito satisfeitos, as nossas expectativas confirmaram-se, é possível fazer um teste deste tipo, e agora podemos ir melhorando o método, nomeadamente para obter um teste rápido”, explicou ainda Nuno Rosa ao Diário de Notícias.

A técnica desenvolvida pela equipa permite determinar com exatidão os níveis virais e os anticorpos presentes em amostras de saliva dos doentes. O teste permite identificar dois anticorpos diferentes, que mostram fases distintas da infeção.

Além disso, o teste de saliva é simples, indolor e não invasivo, ao contrário dos atuais testes com zaragatoas que são introduzidas no interior das fossas nasais. “Os testes de zaragatoa são muito desagradáveis, e há doentes que têm de os repetir muitas vezes”, salientou o investigador.

Nos Estados Unidos já foi aprovado o primeiro teste de saliva para a covid-19, desenvolvido por investigadores da Universidade de Yale.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …