Portugueses acham que Passos é que devia ser primeiro-ministro, mas aceitam Costa

PSD / Flickr

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

Tendo em conta os resultados das eleições, quem deveria ser primeiro-ministro: António Costa ou Pedro Passos Coelho? Para 52% dos portugueses, a resposta é clara: Pedro Passos Coelho.

Dois meses depois das eleições legislativas, a pergunta foi colocada aos eleitores numa sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a 5 e 6 de dezembro, já depois da tomada de posse do Governo de António Costa.

Enquanto a maioria dos inquiridos considerou que o primeiro-ministro deveria ser Pedro Passos Coelho, 37% consideram que o PM deveria ser António Costa, com apenas 11% a não saberem ou quererem responder.

Em termos de percentagem, Catarina Martins (BE) é a líder partidária com mais avaliações positivas (58%), enquanto Pedro Passos Coelho regista 56% de avaliações positivas e António Costa vê descer o número de avaliações favoráveis para 47%.

Tendo em conta os votos nas legislativas e a opinião sobre as negociações posteriores, existe uma divisão clara entre direita e esquerda. Os eleitores do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e CDU são maioritariamente favoráveis à indicação de António Costa. Por outro lado, os inquiridos que votaram na coligação Portugal à Frente preferem esmagadoramente (94%) o líder do PSD no Executivo.

Costa é o nome escolhido por 75% dos eleitores do PS, 55% dos que votaram no BE e 53% dos que votaram na CDU.

Curiosamente, nos dois partidos de esquerda que suportam o executivo socialistas há ainda uma franja considerável de mais de 30% que dariam a liderança do governo a Passos Coelho – 33% na CDU. No PS essa margem fica-se nos 19%.

Coligação sobe, mas não chega na mesma à maioria absoluta

No que toca às intenções de voto, todos os partidos subiriam se houvesse novas legislativas, com a exceção da CDU.

Os portugueses continuam a colocar a coligação PSD/CDS à frente nas intenções de voto: o resultado da aliança entre Pedro Passos Coelho e Paulo Portas subiu mesmo para os 41%, mais 1,5 pontos percentuais do que o resultado conseguido a 4 de outubro, mas não chega à maioria absoluta.

O PS também sobe nas intenções de voto para os 34% – mais 1,7 pontos percentuais do que em relação às legislativas, onde teve 32,3%. O Bloco de Esquerda também veria a sua votação aumentar, conquistando 11% dos votos nesta estimativa de resultados eleitorais (mais do que os 10,2% das eleições).

O PS aumentaria também, conquistando 34% dos votos , o que equivale a um crescimento de 1,7 pontos percentuais.

49% acham que Cavaco decidiu bem

Quando perguntados sobre a indigitação de António Costa, a 24 de novembro, pelo Presidente da República e “tendo em conta os resultados eleitorais e a composição do parlamento”, 49% dos inquiridos consideram que esta foi a melhor opção para o país, contra 35% dos inquiridos que consideraram que a indigitação de Costa não foi a melhor opção, e 16% que não se quiseram pronunciar.

Apenas os eleitores da PàF consideram, na sua maioria (64%), que a indigitação de António Costa não foi a melhor opção para o país, mesmo tendo em conta os resultados eleitorais – com maioria à esquerda no Parlamento.

Entre os eleitores dos partidos à esquerda, uma expressiva maioria entende que Cavaco tomou a decisão adequada aos interesses do país: 67% dos eleitores do Bloco de Esquerda que Cavaco Silva fez bem em indigitar o secretário-geral socialista, enquanto 22% consideram que não fez bem; 61% dos inquiridos que se afirmam eleitores da CDU concorda com a opção do Presidente da República e 33% acham que não foi a melhor opção para o país.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É evidente que quem deveria ser 1º ministro era Passos Coelho, perante uma união na AR posterior de um grupo de desunidos e de programas completamente antagónicos em que afinal terminaram todos em farinha do mesmo saco, outra alternativa praticamente não existiria para evitar males maiores à nossa economia já de si débil.

    • Agora com este distanciamento temporal, consegues de certeza a bacorada que mandaste… Qual passos fedelho qual quê..

RESPONDER

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …