/

Pior do que na troika. Portugal vive uma das maiores crises em 150 anos

2

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

A queda histórica do PIB registada em 2020 espelha a quinta maior crise nos últimos 150 anos. Nem nos anos da troika em Portugal a situação era tão má.

O Produto Interno Bruto (PIB) português contraiu 7,6% em 2020, depois de uma contração de 5,9% no quarto trimestre, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda assim, esta contração foi melhor do que a prevista pelo Governo, que apontava para uma contração económica de 8,5% no Orçamento do Estado para 2021. A Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas esperavam uma queda de 9,3%, ao passo que o Fundo Monetário Internacional estava mais pessimista (-10,0%).

O Banco de Portugal e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estavam um pouco mais otimistas e apontavam para uma queda de 8,1% e 8,4%, respetivamente.

Embora a economia se tenha afundado menos do que o esperado, esta não deixa de ser a maior queda dos últimos 46 anos. A quebra de 7,6% em 2020 é mais grave do que a crise de 1975, no pós-25 de Abril. Além disso, é pior do que a crise vivida entre 2011 e 2013, durante o programa da troika, escreve o Expresso.

Nem em 1918, com a vaga da gripe espanhola, que matou (pelo menos) 59 mil portugueses, a economia contraiu tanto como em 2020.

Para encontrarmos um ‘adversário’ à altura é preciso recuar 92 anos. A última vez que o PIB caiu na ordem dos 8% foi em 1928, o ano em que António Oliveira Salazar se entronou, definitivamente, como ministro das Finanças.

O maior desastre económico foi a recessão de 1873, enquadrada numa crise financeira mundial que começou com o colapso da Bolsa de Vie­na e terminou em Wall Street. A economia portuguesa caiu 19%, enquanto a dívida pública aumentou 11% apenas num ano.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Desde 2015 que são tragédias atrás de tragédias. Foram os incêndios, as pedreiras, e agora a pandemia. Um governo à deriva, sem competência para gerir situações de crise. Como referiu, e bem, o deputado André Ventura “este governo não é capaz de gerir uma crise, quanto mais uma guerra”. O futuro já se conhece. Não é preciso consultar uma cartomante para saber que o Sr. Kosta vai afundar o barco, pegar no salva vidas e dar de “frosques”. Depois… depois tem que vir o PSD socorrer os náufragos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.