Pior do que na troika. Portugal vive uma das maiores crises em 150 anos

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

A queda histórica do PIB registada em 2020 espelha a quinta maior crise nos últimos 150 anos. Nem nos anos da troika em Portugal a situação era tão má.

O Produto Interno Bruto (PIB) português contraiu 7,6% em 2020, depois de uma contração de 5,9% no quarto trimestre, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda assim, esta contração foi melhor do que a prevista pelo Governo, que apontava para uma contração económica de 8,5% no Orçamento do Estado para 2021. A Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas esperavam uma queda de 9,3%, ao passo que o Fundo Monetário Internacional estava mais pessimista (-10,0%).

O Banco de Portugal e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estavam um pouco mais otimistas e apontavam para uma queda de 8,1% e 8,4%, respetivamente.

Embora a economia se tenha afundado menos do que o esperado, esta não deixa de ser a maior queda dos últimos 46 anos. A quebra de 7,6% em 2020 é mais grave do que a crise de 1975, no pós-25 de Abril. Além disso, é pior do que a crise vivida entre 2011 e 2013, durante o programa da troika, escreve o Expresso.

Nem em 1918, com a vaga da gripe espanhola, que matou (pelo menos) 59 mil portugueses, a economia contraiu tanto como em 2020.

Para encontrarmos um ‘adversário’ à altura é preciso recuar 92 anos. A última vez que o PIB caiu na ordem dos 8% foi em 1928, o ano em que António Oliveira Salazar se entronou, definitivamente, como ministro das Finanças.

O maior desastre económico foi a recessão de 1873, enquadrada numa crise financeira mundial que começou com o colapso da Bolsa de Vie­na e terminou em Wall Street. A economia portuguesa caiu 19%, enquanto a dívida pública aumentou 11% apenas num ano.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Desde 2015 que são tragédias atrás de tragédias. Foram os incêndios, as pedreiras, e agora a pandemia. Um governo à deriva, sem competência para gerir situações de crise. Como referiu, e bem, o deputado André Ventura “este governo não é capaz de gerir uma crise, quanto mais uma guerra”. O futuro já se conhece. Não é preciso consultar uma cartomante para saber que o Sr. Kosta vai afundar o barco, pegar no salva vidas e dar de “frosques”. Depois… depois tem que vir o PSD socorrer os náufragos!

RESPONDER

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …