Portugal ainda está longe de poder pôr de lado o uso de máscaras

Maxim Shipenkov / EPA

Esta semana, os EUA, que já têm perto de metade da população vacinada com a primeira dose, juntaram-se ao grupo muito restrito de países que aligeiraram o uso de máscaras. Porém, em Portugal, este cenário não se concretizará nos próximos meses.

Do outro lado do oceano, nos EUA, que já têm perto de metade da população vacinada com a primeira dose, o sucesso da campanha de vacinação fez com que se pudessem aligeirar as medidas do uso de máscara.

Em Portugal, um cenário em que a população poderá deixar de andar com máscara na rua não se concretizará nos próximos meses, referem especialistas ouvidas pelo Público.

A pneumologista Raquel Duarte lembra que “estamos a falar de situações muito diferentes. À medida que tivermos mais população vacinada, vai ser cada vez mais fácil obter níveis de incidência mais baixos e, a partir do momento em que tivermos um número sustentado de casos residuais, poderá começar a ser seguro retirar a máscara em contexto de maior segurança”.

Contudo, alerta, “a situação continua a ser muito dinâmica” e quando os casos diários forem, de forma sustentada, residuais, temos de manter a monitorização e estar preparados para voltar a ter de usar máscara.

A especialista sublinha que a situação portuguesa não se compara à norte-americana. “Não estamos ainda nessa fase. Temos uma proporção da população vacinada que mostra que estamos no bom caminho, mas ainda temos concelhos onde é preciso pensar em manter medidas, em vez de retirar”.

Por sua vez, também a presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia, Elisabete Ramos, diz que aligeirar o uso de máscaras não é uma “boa solução enquanto a situação não estiver como a de Israel”, que só chegou a essa medida quando atingiu a imunidade de grupo.

Em Portugal, independentemente do avanço da vacinação ou da diminuição de casos, o uso de máscaras na rua vai continuar ser obrigatório pelo menos até julho, depois de o Parlamento ter aprovado, em março, o prolongamento da lei em vigor.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e a pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …