Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Christof Stache / EPA

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior defesa, com 4 golos sofridos – todos contra a Alemanha.

A seleção nacional tem o segundo melhor ataque do Euro, com 5 golos marcados, tantos quantos a Bélgica e os Países Baixos. À frente destas três equipas está a Itália, que no Grupo A marcou por três vezes em ambos os jogos das duas jornadas.

O primeiro golo da seleção foi marcado por Rafael Guerreiro, na vitória por 3-0 frente à Hungria no encontro inaugural do Grupo F. No mesmo encontro, Cristiano Ronaldo bisou, elevando o número de golos marcados por Portugal para 3.

Na segunda jornada da fase de grupos, que fechou este sábado, Portugal marcou por duas vezes, golos que não impediram a derrota por 2-4 frente à poderosa Alemanha. Ronaldo inaugurou o marcador, aos 15 minutos, e Diogo Jota reduziu a desvantagem da equipa para 2-4 aos 67 minutos, elevando para 5 o número de remates vitoriosos da seleção lusa.

Os jogadores portugueses marcaram ainda mais 2 golos, mas na baliza errada, e infelizmente a FIFA não contabiliza auto-golos no pecúlio dos ataques. Com o resultado em 1-0 para Portugal, em 4 minutos de pesadelo, aos 35 e 39, dois lances infelizes de Rafael Guerreiro e Rúben Dias viraram o marcador a favor da Alemanha.

Os jogos da Alemanha estão curiosamente a ser pródigos em auto-golos. Foi dessa forma, com um de Hummels, que a Mannschaft perdeu o primeiro jogo, contra a França.

A Bélgica, que venceu a Rússia por 3-0 e a Dinamarca por 2-1, e os Países Baixos, que venceram a Ucrânia por 3-2 e a Áustria por 2-0, têm os mesmo 5 golos marcados que a seleção lusa.

A equipa mais concretizadora das 24 em prova no Euro 2020 é a da Itália, com 6 golos marcados. Os transalpinos venceram a Turquia por 3-0 e a Suíça pelo mesmo resultado, liderando o Grupo A com duas vitórias em dois jogos. Os zero golos sofridos dão também à equipa italiana o melhor goal average: 6-0.

Ronaldo tem mais golos do que 15 seleções

Com os dois golos marcados à Hungria e mais um frente à Alemanha, Cristiano Ronaldo juntou-se ao checo Patrick Schick no topo da lista dos melhores marcadores do Euro 2020, com 3 golos.

Encerrada a segunda jornada da competição, o avançado da seleção nacional tem mesmo mais golos marcados do que 15 das seleções em prova.

Nos dois jogos disputados até agora, França, Macedónia do Norte, Eslováquia e Polónia têm apenas dois golos marcados. A Inglaterra, Espanha, Croácia, Hungria, Suíça, Rússia, Finlândia, Dinamarca e Suécia marcaram por uma vez.

A Turquia e a Escócia ainda não deram aos seus adeptos a alegria de ver balançar as redes das equipas adversárias.

Terceira pior defesa

Se o ataque de Portugal se tem mostrado concretizador, em contrapartida os quatro golos sofridos frente à Alemanha fazem da defesa portuguesa a terceira pior da prova. Depois das trancas na porta frente à Hungria, casa assaltada pelos germânicos.

Este foi mesmo o resultado mais pesado de Portugal contra a Alemanha em jogos do Euro. Em 2000, a seleção Lusa venceu por 3-0, e a Alemanha quase deu o troco no jogo deste sábado. No Mundial de 2014, Portugal perdeu com a Alemanha por 4-0.

Apenas duas seleções têm mais golos sofridos que Portugal: a Macedónia do Norte e a Turquia, ambas com 5 golos sofridos.

Os macedónios, no Grupo C, perderam por 1-3 com a Áustria e por 1-2 com a Ucrânia. os turcos, por seu turno, perderam por 0-3 com a Itália e por 0-2 com o País de Gales.

Os campeões da Europa não estão sozinhos na terceira posição do ranking de piores defesas da prova. A Suíça, a Ucrânia e a Hungria têm os mesmos 4 golos sofridos.

Esperemos agora que a seleção nacional saiba reencontrar o seu ferrolho já para o último encontro do Grupo A, frente à super-favorita França, num encontro em que um ponto que seja, conquistado ou perdido, pode fazer a diferença entre passar aos oitavos de final da prova ou regressar a casa mais cedo.

Mas ao contrário do Euro conquistado em 2016, no início do qual Fernando Santos profetizou que só regressaria a casa após o dia da Final, este ano o selecionador nacional remeteu os seus prognósticos para o final do torneio.

Armando Batista, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …