/

Portugal passou de país de surf e férias a “Silicon Valley da Europa”

7

Câmara Municipal de Gondomar / Facebook

Inauguração do centro tecnológico em Gondomar.

Presidente executivo do grupo Hugo Boss, Daniel Grieder (ao centro, com a tesoura na mão), durante a inauguração do centro tecnológico em Gondomar.

O grupo Hugo Boss escolheu Gondomar, no distrito do Porto, para instalar o seu centro tecnológico. Uma escolha que o líder do grupo justifica por ver Portugal como “o Silicon Valley da Europa”.

A inauguração do centro tecnológico da Hugo Boss em Gondomar, numa parceria com a empresa holandesa Metyis, foi anunciada com pompa e circunstância. É um investimento importante para a cidade da área metropolitana do Porto, nomeadamente pelos empregos que vai criar. Mas também é uma aposta alta da Hugo Boss, com um custo de 15 milhões de euros.

O presidente executivo da Hugo Boss, Daniel Grieder, explica ao Eco por que é que o grupo escolheu Gondomar para localizar este centro tecnológico que visa aumentar as vendas da marca.

“Quando olhamos para Portugal vemos trabalhadores muito jovens, com muito boa formação, sobretudo na área tecnológica e especialistas em dados. Acho mesmo que Portugal é o Silicon Valley da Europa. Por isso decidimos construir aqui este centro tecnológico”, salienta Grieder em entrevista à publicação económica.

O líder da Hugo Boss confessa que os seus olhos “despertaram para a realidade portuguesa” há cinco anos quando esteve na Web Summit, em Lisboa.

Antes disso, “via Portugal apenas como um país de surf e para ir passar as férias“, nota. “Só depois de ter estado cá na Web Summit é que me apercebi do potencial do país”, acrescenta.

“É melhor do que estar na Sibéria”

Além disso, “é fácil vir para Portugal, as pessoas gostam” – “é melhor do que estar na Sibéria”, atira entre risos. E depois, também há “inteligência e empatia por aqui”, salienta.

O centro tecnológico da Hugo Boss em Gondomar pode criar cerca de 300 empregos, sobretudo nas áreas da engenharia e da análise de dados. O espaço vai ser “multicultural, com pessoas vindas de todo o mundo”, destaca ainda Grieder ao Eco.

A abertura deste espaço faz parte da estratégia do grupo Hugo Boss de “apostar muito mais no e-commerce [comércio eletrónico]”, melhorando “muito esta área de negócio, através da análise de dados e da criação de novas soluções”, aponta o presidente executivo.

O objectivo maior é “pôr as vendas no digital a valerem 25% do total do nosso negócio, para atingir os mil milhões de euros até ao final deste ano”, acrescenta Grieder.

Susana Valente, ZAP //

7 Comments

  1. LOL Silicon Valley da Europa… Lamento, gosto muito do meu país, mas tal comparação é ridícula. Não é só Portugal. A Europa não é hoje um continente de onde saia grande inovação tecnológica.

    • Eh eh eh…andas muito distraído.
      Se não fosse a Europa, Taiwan não produzia semicondutores. Fala do que sabes, pá! É só cromos.

      • Convém tu falares do que sabes. A existência dessa empresa na Holanda é a excepção que prova a regra. As grandes tecnológicas são todas nos EUA, e a Europa nem em segundo lugar está, infelizmente é a realidade.

      • Palermices… Informa-te mais e melhor. A Europa tem das empresas mais avançadas do mundo em praticamente qualquer setor empresarial. Do armamento às farmacêuticas, passando pelas químicas, automóvel, energéticas, tecnológicas, financeiras, maquinaria, comunicações, …
        Como disse, informa-te melhor.

  2. Ganhas o dobro, gastas o dobro. É tudo proporcional.
    Uma pessoa a ganhar 2/3 mil euros limpos cá em Portugal continua a ser um excelente salário!
    Sempre que há boas notícias em Portugal, sempre há pessoas a menosprezar o país. É assim e sempre será. 🙁

  3. Não, não é proporcional. O ordenado médio de um Eng. Informático no Facebook é 250 mil por ano.

    Uma coisa é celebrar boas notícias, como esta, outra é fazer afirmações descabidas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.