Portugal tem o Rt mais baixo da Europa. Espanha e Reino Unido também ocupam o pódio

José Sena Goulão / Lusa

O confinamento em Portugal tem resultado e a prova disso é que o país regista agora o índice de transmissibilidade (Rt) mais baixo da Europa, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Situa-se assim atrás de países como Espanha ou Reino Unido.

O Rt em Portugal, ou seja, o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, é estimado em cerca de 0,67, disse o especialista Baltazar Nunes durante a reunião do Infarmed, que se realizou esta segunda-feira.

Baltazar Nunes frisou que este “é o valor mais baixo desde o início da epidemia”, sendo que se encontra “abaixo de 1 em todas as regiões do continente e das regiões autónomas”, sublinhou.

Em comparação com a Europa, Portugal conta agora com o valor do Rt mais baixo. Seguem-se Espanha (com um valor que ronda os 0,75) e Reino Unido (à volta dos 0,80). Por outro lado, há pelo menos 12 países com o valor superior a 1.

De salientar que alguns especialistas sublinharam que este não é o único indicador a seguir para avaliar a evolução da pandemia. Segundo o ECO, no que diz respeito à incidência do vírus, Portugal situa-se ainda entre os que contam com mais novos casos.

Portugueses têm dificuldade em entender restrições da pandemia

Através da realização de um questionário, percebeu-se que cerca de um em cada cinco cidadãos considera difícil perceber as restrições e as recomendações das autoridades de saúde para lidar com a pandemia em Portugal. E se a informação for obtida através da comunicação social, a situação piora: 37% tem dificuldade em perceber se a mesma é fiável, avança o Expresso.

Estas são duas das principais conclusões de um estudo feito a partir da ferramenta COSMO (Covid-19 Snapshot MOnitoring), criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de entender os comportamentos da população que têm um peso decisivo para travar a propagação do vírus.

Ainda assim, as autoridades de saúde ainda são em quem os portugueses mais confiam, a julgar pelo facto de 67% dos inquiridos ter posto a Direção-Geral da Saúde como a fonte mais importante de informação da pandemia, logo seguida dos médicos de família (59%).

A regra de isolar em confinamento os casos positivos e os contactos próximos recolhe uma vasta aprovação, de 81% dos inquiridos, num estudo que contou com uma amostra de 750 participantes.

Relativamente às vacinas, quase metade dos inquiridos só aceita a toma se esta for gratuita (46%), praticamente a mesma percentagem que sente que a decisão de ser vacinado seria influenciada pelo risco de infeção na altura em que esse momento chegasse (42%),

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …