Portugal tem o Rt mais baixo da Europa. Espanha e Reino Unido também ocupam o pódio

José Sena Goulão / Lusa

O confinamento em Portugal tem resultado e a prova disso é que o país regista agora o índice de transmissibilidade (Rt) mais baixo da Europa, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Situa-se assim atrás de países como Espanha ou Reino Unido.

O Rt em Portugal, ou seja, o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, é estimado em cerca de 0,67, disse o especialista Baltazar Nunes durante a reunião do Infarmed, que se realizou esta segunda-feira.

Baltazar Nunes frisou que este “é o valor mais baixo desde o início da epidemia”, sendo que se encontra “abaixo de 1 em todas as regiões do continente e das regiões autónomas”, sublinhou.

Em comparação com a Europa, Portugal conta agora com o valor do Rt mais baixo. Seguem-se Espanha (com um valor que ronda os 0,75) e Reino Unido (à volta dos 0,80). Por outro lado, há pelo menos 12 países com o valor superior a 1.

De salientar que alguns especialistas sublinharam que este não é o único indicador a seguir para avaliar a evolução da pandemia. Segundo o ECO, no que diz respeito à incidência do vírus, Portugal situa-se ainda entre os que contam com mais novos casos.

Portugueses têm dificuldade em entender restrições da pandemia

Através da realização de um questionário, percebeu-se que cerca de um em cada cinco cidadãos considera difícil perceber as restrições e as recomendações das autoridades de saúde para lidar com a pandemia em Portugal. E se a informação for obtida através da comunicação social, a situação piora: 37% tem dificuldade em perceber se a mesma é fiável, avança o Expresso.

Estas são duas das principais conclusões de um estudo feito a partir da ferramenta COSMO (Covid-19 Snapshot MOnitoring), criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de entender os comportamentos da população que têm um peso decisivo para travar a propagação do vírus.

Ainda assim, as autoridades de saúde ainda são em quem os portugueses mais confiam, a julgar pelo facto de 67% dos inquiridos ter posto a Direção-Geral da Saúde como a fonte mais importante de informação da pandemia, logo seguida dos médicos de família (59%).

A regra de isolar em confinamento os casos positivos e os contactos próximos recolhe uma vasta aprovação, de 81% dos inquiridos, num estudo que contou com uma amostra de 750 participantes.

Relativamente às vacinas, quase metade dos inquiridos só aceita a toma se esta for gratuita (46%), praticamente a mesma percentagem que sente que a decisão de ser vacinado seria influenciada pelo risco de infeção na altura em que esse momento chegasse (42%),

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …