Portugal “na vanguarda” europeia para rastreio de lixo espacial

Ricky Arnold / Twitter

Satélite britânico recolhedor de lixo espacial, RemoveDebris

Vai ser inaugurado já em Maio o Centro de Operações Espaciais, nos Açores, no âmbito do programa europeu “Space Surveillance and Tracking (SST)” para detectar objetos em órbita da Terra que possam constituir um perigo real. É o chamado lixo espacial.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, vai marcar presença na inauguração do centro, a 14 de Maio próximo. A infraestrutura “coloca Portugal na vanguarda de um sistema europeu e que tem utilidade militar e civil”, nota o governante em declarações divulgadas pela Lusa.

O novo centro de operações estará instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, nos Açores. É também nesta ilha que está localizado o primeiro telescópio português dedicado a operações de vigilância espacial, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 2020.

O sistema inclui ainda um segundo telescópio nos Açores e dois telescópios na Madeira, além de um telescópio e de um radar em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

Estes equipamentos vão operar de forma automatizada e os respectivos dados serão encaminhados para o centro de operações que centralizará toda a informação.

O programa europeu “Space Surveillance and Tracking (SST)” tem como objectivo a monitorização, caracterização e seguimento dos objectos na proximidade da Terra. Estão em causa objectos que possam constituir um perigo real, quer para as infraestruturas em sua órbita, como os satélites, quer para a segurança dos cidadãos.

“O espaço está cheio de objectos, aquilo a que chamamos o lixo espacial, que põem em causa satélites e que representam um perigo para os nossos sistemas de comunicações e, portanto, é preciso manter controlo sobre aquilo que está no espaço”, salienta o ministro da Defesa.

O programa SST, que o Ministério da Defesa lidera a nível nacional, visa ainda capacitar Portugal em áreas sensíveis e tecnologicamente diferenciadas, criando e fixando competências que contribuam para uma maior segurança nacional e internacional no espaço, e que reforcem a presença nacional na política espacial europeia.

Além de Portugal, integram o consórcio europeu SST França, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, Polónia, Roménia e Itália.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo o que refere a lixo somos os maiores…querem tudo para aqui…
    acham que e uma vantagem, onde??? Teem fabricas de reciclagem de compositos, de componentes de sistemas eletronica, etc… Estes artistas nao fazem reciclagem na terra ja querem ir para espaco reciclar…Epaaa que grande avanco….

RESPONDER

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …