//

Portugal “na vanguarda” europeia para rastreio de lixo espacial

2

Ricky Arnold / Twitter

Satélite britânico recolhedor de lixo espacial, RemoveDebris

Vai ser inaugurado já em Maio o Centro de Operações Espaciais, nos Açores, no âmbito do programa europeu “Space Surveillance and Tracking (SST)” para detectar objetos em órbita da Terra que possam constituir um perigo real. É o chamado lixo espacial.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, vai marcar presença na inauguração do centro, a 14 de Maio próximo. A infraestrutura “coloca Portugal na vanguarda de um sistema europeu e que tem utilidade militar e civil”, nota o governante em declarações divulgadas pela Lusa.

O novo centro de operações estará instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, nos Açores. É também nesta ilha que está localizado o primeiro telescópio português dedicado a operações de vigilância espacial, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 2020.

O sistema inclui ainda um segundo telescópio nos Açores e dois telescópios na Madeira, além de um telescópio e de um radar em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

Estes equipamentos vão operar de forma automatizada e os respectivos dados serão encaminhados para o centro de operações que centralizará toda a informação.

O programa europeu “Space Surveillance and Tracking (SST)” tem como objectivo a monitorização, caracterização e seguimento dos objectos na proximidade da Terra. Estão em causa objectos que possam constituir um perigo real, quer para as infraestruturas em sua órbita, como os satélites, quer para a segurança dos cidadãos.

“O espaço está cheio de objectos, aquilo a que chamamos o lixo espacial, que põem em causa satélites e que representam um perigo para os nossos sistemas de comunicações e, portanto, é preciso manter controlo sobre aquilo que está no espaço”, salienta o ministro da Defesa.

O programa SST, que o Ministério da Defesa lidera a nível nacional, visa ainda capacitar Portugal em áreas sensíveis e tecnologicamente diferenciadas, criando e fixando competências que contribuam para uma maior segurança nacional e internacional no espaço, e que reforcem a presença nacional na política espacial europeia.

Além de Portugal, integram o consórcio europeu SST França, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, Polónia, Roménia e Itália.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Tudo o que refere a lixo somos os maiores…querem tudo para aqui…
    acham que e uma vantagem, onde??? Teem fabricas de reciclagem de compositos, de componentes de sistemas eletronica, etc… Estes artistas nao fazem reciclagem na terra ja querem ir para espaco reciclar…Epaaa que grande avanco….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.