Japão está a desenvolver satélites de madeira para reduzir o lixo espacial

(dr) Sumitomo Forestry

A empresa japonesa Sumitomo Forestry e a Universidade de Quioto uniram forças para desenvolver, até 2023, aquilo que esperam ser os primeiros satélites do mundo feitos de madeira.

De acordo com a BBC, a ideia é começar a experimentar diferentes tipos de madeira em ambientes extremos da Terra. A Sumitomo Forestry vai trabalhar no desenvolvimento de materiais altamente resistentes às mudanças de temperatura e à luz solar.

No futuro, o objetivo é que estes satélites possam ser destruídos sem libertar substâncias nocivas na atmosfera, ou sem fazer chover detritos no solo durante o seu regresso.

Estamos muito preocupados com o facto de todos os satélites que reentram na atmosfera queimarem e criarem minúsculas partículas de óxido de alumínio, que irão flutuar na atmosfera durante muitos anos. Eventualmente, isso vai afetar o ambiente da Terra”, disse Takao Doi, professor da Universidade de Quioto e astronauta japonês, à emissora britânica.

“A próxima etapa será desenvolver o modelo de engenharia do satélite, só depois iremos fabricar o modelo de voo”, acrescentou ainda.

À medida que são lançados cada vez mais naves espaciais e satélites, o lixo espacial também começa a ser uma ameaça cada vez maior. De acordo com o Fórum Económico Mundial (WEF), existem cerca de seis mil satélites em torno do nosso planeta. Destes, cerca de 60% já não têm qualquer função.

A empresa Euroconsult estimou ainda que serão lançados 990 satélites, todos os anos, nesta década, o que significa que, até 2028, podem existir 15 mil satélites em órbita.

Em junho deste ano, também foi noticiado que uma empresa russa está a trabalhar numa solução para se livrar deste lixo espacial. A ideia passa por criar uma “teia de aranha” pegajosa feita de satélites que poderão pulverizar estes detritos com espuma polimérica.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …