“Portugal já fez 302 mil testes. Mais (por mil habitantes) do que a Alemanha, Suíça e Noruega”

Tiago Petinga / Lusa

Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados à doença covid-19, revelou esta quinta-feira o secretário de Estado da Saúde, afirmando que este número é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha.

“Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados. Desde o dia 1 de março foram realizados cerca de 302 mil testes diagnóstico covid-19 no nosso país. Estamos a falar de uma testagem de 27.925 pessoas por milhão de habitantes, o que à data é superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha”, frisou.

O governante, que disse falava na conferência de imprensa diária para fazer o balanço da pandemia de covid-19 no país, acrescentou que cerca de 49% dos testes foram realizados em laboratórios públicos, 45% em laboratórios privados e 5% em outras instituições, nomeadamente académicas e militares.

“Há também cada vez mais utentes inseridos na plataforma Trace Covid. Neste momento são já mais de 135 mil nesta ferramenta que permite o seguimento através de cuidados de saúde primários dos doentes ou pessoas suspeitas”, disse António Lacerda Sales.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, desse número relativo à Trace Covid, “mais de 30 mil estão em vigilância clínica”. “Gostava de deixar uma palavra de reconhecimento a todas as pessoas que estão doentes, em convalescença nas suas casas, respeitando o isolamento obrigatório e garantindo assim, não só a sua recuperação individual, mas protegendo a nossa saúde coletiva”, disse o governante.

António Lacerda Sales também precisou que “desde 9 de março foram transferidos cerca de 2.300 doentes de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados”.

E que, no mesmo período foram encontradas 230 respostas sociais, o que permitiu “libertar camas hospitalares cruciais nesta altura de maior pressão do sistema”. “Continuamos empenhados em garantir que o SNS continua a responder positivamente às diferentes fases da epidemia e o esforço de todos continua a ser tão determinante hoje como foi ontem”, concluiu António Lacerda Sales.

327 dos 820 óbitos foram em lares

Na mesma conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas revelou quee 820 mortes registadas até hoje por covid-19, 327 ocorreram em lares de idosos.

Nos lares ocorreram 327 óbitos, sendo que a distribuição pelo pais é de 180 na região norte, 106 no centro, 39 na zona de Lisboa e Vale do Tejo, um caso no Alentejo e outro no Algarve”, disse Graça Freitas na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia em Portugal.

Segundo a diretora-geral da Saúde, a percentagem de casos de covid-19 na população mais idosa que vive em lares “é relativamente pequena”, lembrando, contudo, que esses espaços têm uma grande concentração de pessoas e que é fácil a propagação da doença, mesmo tomando as devidas precauções e as medidas de saúde já anunciadas.

“Obviamente que os lares são sítios de preocupação porque têm uma concentração de pessoas vulneráveis, uma população muito idosa e doente”, afirmou Graça Freitas.

Contudo, e apesar das preocupações com estes espaços, Graça Freitas afirmou que estar num lar “não é uma fatalidade” e sublinhou que “a grande maioria das pessoas que adoeceram nos lares estão bem e recuperadas”.

Na mesma intervenção, Graça Freitas voltou a frisar que o uso das máscaras não é obrigatório e não deve ser confundido com um descuramento das outras normas de higiene. “As máscaras não são a solução única, senão todos os problemas da humanidade estavam resolvidos neste momento. Bastava toda a gente usar máscaras”.

E alertou: “Podem fazê-lo, não podem é deixar de cumprir outras regras: a desinfeção frequente e lavagem de superfícies, a desinfeção frequente e lavagens de maçanetas e portas, a disponibilidade de solução alcoólica, água e toalhetes para limpeza, distanciamento social…”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O título é enganador. A Alemanha fez mais de dois milhões de testes. Portugal fez mais testes por milhão de habitantes. Este título, redigido desta maneira, também serviria para comparar com os EUA que, embora já tenham realizado mais de quatro milhões de testes, por milhão de habitantes dá o número de 13084. Fonte: Worldometer

  2. Muito tempo após o meu comentário a desmentir o título, alteraram-no sem referir a alteração. Não é correto. Qualquer edição posterior de um artigo deve ser referida em rodapé. Da forma como o fizeram, o comentário que fiz perdeu o sentido. Ou melhor, perderia se tivessem lido bem o site que indiquei e que me serviu de fonte. É que lá, não se lê o número de testes por mil habitantes mas por milhão.

    • Caro leitor,
      Napoleão Bonaparte dizia que não se deve atribuir à conspiração o que puder ser explicado de forma mais simples pela mera incompetência. O ZAP tem tradição de assumir os erros, agradecer os reparos e notificar as correções. Se não o fez neste caso, talvez seja mais simples explicá-lo com um lapso do que com uma qualquer intenção persecutória contra o leitor.
      Quanto à edição que fizemos no título, acrescentando “por mil habitantes”, optámos por este formato por ser mais curto do que “por milhão de habitantes”. É irrelevante qual a taxa que usamos, podia ser “por cem habitantes” – o que importa é clarificar que se trata de comparar taxas.

      • Explicação aceite. Lapsos, todos temos. Pelo menos, agora, o meu comentário de 23 de abril não fica com aquela aparência de disparatado. Quanto à taxa usada, sim, tenho que aceitar. Não sou especialista em estatística, embora tenha tido alguma formação nessa área. Mas já lá vão muitos anos. O que entendo bem é a diferença entre valores absolutos e valores relativos.
        Votos de continuação do bom trabalho que fazem a dar-nos informação!

RESPONDER

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está deparecida. De acordo com o jornal espanhol Maitha al …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …