//

Portugal invadiu mesmo o espaço aéreo da Finlândia, mas foi sem querer

8

FAP / Facebook

Aeronave Lockheed P-3C CUP+ Orion da esquadrilha Lobos da Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea portuguesa confirma que um avião da frota que está em acção na Polónia, no âmbito de uma missão da NATO, entrou “inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia” cerca de 500 metros, após uma correcção de rumo.

“Uma aeronave da Força Aérea, destacada na Polónia no âmbito da operação Assurance Measures da NATO, entrou inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia” nesta segunda-feira, 01 de Abril, “ao final da manhã”, conforme se refere num comunicado.

A nota da Força Aérea explica que a missão decorria no Mar Báltico, entre a Estónia e a Finlândia, quando a tripulação do P-3C CUP+ efectuou uma “correcção de rumo e não conseguiu evitar que o raio de volta ultrapassasse em cerca de 0,3 milhas náuticas (500 metros) o limite do espaço aéreo daquele país”.

A Força Aérea lamenta o sucedido, explicando que não se tratou de uma acção premeditada, mas sim de uma “consequência de uma manobra em voo”.

“Esta informação foi transmitida às autoridades finlandesas”, destaca-se também no comunicado.

O Ministério da Defesa da Finlândia, país que não integra a NATO, anunciou nesta terça-feira que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo e que o incidente já tinha sido comunicado às autoridades portuguesas.

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, afirmou também que a situação estava a ser investigada pela guarda costeira finlandesa, em conjunto com as autoridades portuguesas.

“A Finlândia é um país amigo e naturalmente que, se há qualquer dificuldade, qualquer problema, nós investigamos o assunto em conjunto”, referiu o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, à margem da conferência “O Papel das Forças Armadas no Portugal do Século XXI”, integrada nas Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, que decorrem na Universidade do Algarve, em Faro.

“Nós temos F-16 e um P3 que estão colocados na Polónia e que estão integrados em missões da NATO, de policiamento do Mar Báltico“, acrescentou o governante, antecipando que “pela localização geográfica”, o incidente poderia “ter alguma coisa a ver com um desses” aviões.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Agora somos meninos… cometer erros destes é de criança!
    Andamos nós a pagar para estes meninos que estudam na FAP à conta dos contribuintes portugueses e que mais tarde passam para companhias privadas a ganhar balúrdios, depois cometam erros?
    Epá tenham vergonha!
    E já agora se fizeram asneira, porque não notificaram logo a Finlândia que tinham entrado em espaço aéreo inadvertidamente? Foi necessário eles terem de notificar oficialmente Portugal para perceber o que se passou?
    Isto é com cada um…

    • Se não percebes nada do assunto (nem sabes o que a aconteceu, não devias comentar – e muito menos adjectivar)!…
      Foi um erro insignificante que acontece TODOS os dias algures no mundo!!
      Se soubesse quantos vezes isso acontece no espaço aéreo português, principalmente na zona dos Açores…
      O que são 500m de espaço aéreo em pleno Mar Báltico entre a Estónia e a Finlândia?!
      Embora sejam países “amigos”, a Suécia a Finlândia não fazem parte da NATO (são parceiros da NATO) e entrar 500m no espaço aéreo no meio do mar não é nada de especial!…
      Aposto que aviões militares finlandeses já entraram “mil e uma vezes” no espaço aéreo da Estónia, etc!!

    • Oh dona Ana Isabel…. E o estado que lhe andou a pagar a escolaridade obrigatória e afinal, vamos a ver, e você escreve português com erros ortográficos. E depois vem para sites dar OPINIÔES….
      Epá tenha vergonha…

    • Claro, porque a relação entre Finlândia e a NATO é exactamente igual à relação entre a Finlândia e a Rússia!!
      Além disso, o facto da Força Aérea Portuguesa/NATO fazer patrulhamento do espaço aéreo no Báltico (Lituânia, Letónia e Estónia), não tem nada a ver com as constantes violações desse espaço aéreo por parte dos russos!…
      E claro que os russos não são nada criminosos, nem condenaram à morte os seus próprios militares no Kursk (não “muito” longe dali)…

  2. “Portugal invadiu mesmo o espaço aéreo da Finlândia, MAS FOI SEM QUER”!!
    A sério?! Ainda bem… não fossemos nós ficar a pensar que Portugal (NATO) queria invadir a Finlândia!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.