Finlândia acusa Portugal de violar o seu espaço aéreo

Ken Bergmann / USAF

Caça F-16 Falcon da Força Aérea Portuguesa fotografado a partir de avião de reabastecimento em voo K-10

O Ministério da Defesa da Finlândia anunciou que um avião militar português violou o seu espaço aéreo e que já pediu explicações às autoridades portuguesas. O caso está a ser investigado.

O Ministério da Defesa da Finlândia anunciou esta terça-feira que um avião de vigilância da Força Aérea portuguesa violou o seu espaço aéreo e contactou as autoridades portuguesas, que estão a analisar a informação.

A porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, disse à imprensa que o incidente ocorreu na segunda-feira, pelas 6 da manhã, a sudoeste da capital do país, Helsínquia. Hyrsky escusou-se a dar mais pormenores, afirmando que a situação está a ser investigada pela guarda costeira finlandesa.

A Força Aérea finlandesa deu nota da ocorrência num post publicado no seu perfil oficial na rede social Twitter.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, tenente-coronel Manuel Costa, confirmou que as autoridades finlandesas contactaram as congéneres portuguesas e que a situação está a ser analisada.

Portugal participa em várias operações da NATO no Leste da Europa, designadamente na Polónia, onde tem destacados caças F-16 e aeronaves de patrulhamento marítimo P3-C. A Finlândia não é membro da NATO.

Este é o mais recente de uma série de “incidentes diplomáticos” entre a Finlândia e Portugal, depois de o ano passado o Governo finlandês ter proposto ao parlamento do país a denúncia do tratado fiscal bilateral com Portugal, que data de 1970.

Em causa está a insatisfação, há muito manifestada pelo finlandeses, com as disposições do regime fiscal português, nomeadamente no estatuto de residentes não habituais, que estimula a fixação de reformas milionárias de estrangeiros em Portugal.

Em 2011,  a Finlândia tinha já sido o país da União Europeia mais reticente a aprovar o plano de resgate financeiro solicitado por Portugal à “troika”. Os finlandeses são aparentemente o povo mais feliz do Mundo, mas, seja em questões fiscais ou militares, não parecem nada felizes com os portugueses.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério Público: "abate" de ciganos não é crime, é "opinião"

O presidente da Associação de Solidariedade Social com a Comunidade Cigana e Minorias Étnicas do Médio Tejo, Almerindo Lima, pergunta-se quando é que um comentário é, afinal, considerado racista pelo Ministério Público. "Cigano[s] para mim eram …

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …