Cavaco cria suspense

Ricardo Perna / Flickr

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Portugal está à espera de Cavaco. O Presidente da República terminou esta quarta-feira os encontros em Belém com os partidos com assento parlamentar e já pode indigitar o próximo primeiro-ministro.

A decisão, que Cavaco Silva garantiu ser transmitida “diretamente aos portugueses” no momento oportuno, ronda agora duas possibilidades: indigitar Pedro Passos Coelho com um governo minoritário, formado pela coligação “Portugal à Frente”, ou dar posse a um executivo maioritário composto por António Costa e pelos partidos de esquerda, nomeadamente, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O dia de ontem parecia ser o mais certo para o Presidente anunciar ao país a sua decisão mas, segundo o Diário Económico, Cavaco preferiu não falar para que as suas declarações não fossem perturbadas pelo jogo, para a Liga dos Campeões, do Benfica contra os turcos do Galatasaray, que já tinha começado às 19h45.

Os portugueses estão assim à espera que o Presidente se pronuncie. Hoje é um novo dia – mas as dúvidas persistem, por vários motivos.

De acordo com o Correio da Manhã, Cavaco poderá estar a aguardar pela reunião marcada para esta quinta-feira por António Costa com a Comissão Política Nacional do PS.

O desfecho desta reunião poderá ser um dado importante a considerar, não só porque o líder socialista vai finalmente abrir o jogo com os membros do partido, mas também porque será mais claro se os socialistas apoiam, ou não, um acordo com a esquerda.

Por outro lado, diz o Económico, José Sócrates dará hoje, na TVI, a sua primeira entrevista desde que saiu da prisão, sendo o ex-primeiro ministro uma forte concorrência no espaço mediático.

Cavaco pode assim optar por continuar a manter o silêncio e deixar a Assembleia da República tomar posse na sexta-feira para depois, durante a noite, dizer quais dos dois candidatos vai indigitar como primeiro-ministro.

Recorde-se que, à saída da audiência em Belém, Jerónimo de Sousa avisou que se o Presidente decidir dar posse a Passos Coelho será uma “perda de tempo”, já que essa decisão não vai passar nunca no Parlamento.

Caso Cavaco indigite Passos, o secretário-geral do PSD terá até dez dias para formar Governo – que supostamente já tem na cabeça -, tomar posse e apresentar o programa ao Parlamento.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …