Cavaco cria suspense

Ricardo Perna / Flickr

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Portugal está à espera de Cavaco. O Presidente da República terminou esta quarta-feira os encontros em Belém com os partidos com assento parlamentar e já pode indigitar o próximo primeiro-ministro.

A decisão, que Cavaco Silva garantiu ser transmitida “diretamente aos portugueses” no momento oportuno, ronda agora duas possibilidades: indigitar Pedro Passos Coelho com um governo minoritário, formado pela coligação “Portugal à Frente”, ou dar posse a um executivo maioritário composto por António Costa e pelos partidos de esquerda, nomeadamente, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O dia de ontem parecia ser o mais certo para o Presidente anunciar ao país a sua decisão mas, segundo o Diário Económico, Cavaco preferiu não falar para que as suas declarações não fossem perturbadas pelo jogo, para a Liga dos Campeões, do Benfica contra os turcos do Galatasaray, que já tinha começado às 19h45.

Os portugueses estão assim à espera que o Presidente se pronuncie. Hoje é um novo dia – mas as dúvidas persistem, por vários motivos.

De acordo com o Correio da Manhã, Cavaco poderá estar a aguardar pela reunião marcada para esta quinta-feira por António Costa com a Comissão Política Nacional do PS.

O desfecho desta reunião poderá ser um dado importante a considerar, não só porque o líder socialista vai finalmente abrir o jogo com os membros do partido, mas também porque será mais claro se os socialistas apoiam, ou não, um acordo com a esquerda.

Por outro lado, diz o Económico, José Sócrates dará hoje, na TVI, a sua primeira entrevista desde que saiu da prisão, sendo o ex-primeiro ministro uma forte concorrência no espaço mediático.

Cavaco pode assim optar por continuar a manter o silêncio e deixar a Assembleia da República tomar posse na sexta-feira para depois, durante a noite, dizer quais dos dois candidatos vai indigitar como primeiro-ministro.

Recorde-se que, à saída da audiência em Belém, Jerónimo de Sousa avisou que se o Presidente decidir dar posse a Passos Coelho será uma “perda de tempo”, já que essa decisão não vai passar nunca no Parlamento.

Caso Cavaco indigite Passos, o secretário-geral do PSD terá até dez dias para formar Governo – que supostamente já tem na cabeça -, tomar posse e apresentar o programa ao Parlamento.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …