Cavaco cria suspense

Ricardo Perna / Flickr

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Portugal está à espera de Cavaco. O Presidente da República terminou esta quarta-feira os encontros em Belém com os partidos com assento parlamentar e já pode indigitar o próximo primeiro-ministro.

A decisão, que Cavaco Silva garantiu ser transmitida “diretamente aos portugueses” no momento oportuno, ronda agora duas possibilidades: indigitar Pedro Passos Coelho com um governo minoritário, formado pela coligação “Portugal à Frente”, ou dar posse a um executivo maioritário composto por António Costa e pelos partidos de esquerda, nomeadamente, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O dia de ontem parecia ser o mais certo para o Presidente anunciar ao país a sua decisão mas, segundo o Diário Económico, Cavaco preferiu não falar para que as suas declarações não fossem perturbadas pelo jogo, para a Liga dos Campeões, do Benfica contra os turcos do Galatasaray, que já tinha começado às 19h45.

Os portugueses estão assim à espera que o Presidente se pronuncie. Hoje é um novo dia – mas as dúvidas persistem, por vários motivos.

De acordo com o Correio da Manhã, Cavaco poderá estar a aguardar pela reunião marcada para esta quinta-feira por António Costa com a Comissão Política Nacional do PS.

O desfecho desta reunião poderá ser um dado importante a considerar, não só porque o líder socialista vai finalmente abrir o jogo com os membros do partido, mas também porque será mais claro se os socialistas apoiam, ou não, um acordo com a esquerda.

Por outro lado, diz o Económico, José Sócrates dará hoje, na TVI, a sua primeira entrevista desde que saiu da prisão, sendo o ex-primeiro ministro uma forte concorrência no espaço mediático.

Cavaco pode assim optar por continuar a manter o silêncio e deixar a Assembleia da República tomar posse na sexta-feira para depois, durante a noite, dizer quais dos dois candidatos vai indigitar como primeiro-ministro.

Recorde-se que, à saída da audiência em Belém, Jerónimo de Sousa avisou que se o Presidente decidir dar posse a Passos Coelho será uma “perda de tempo”, já que essa decisão não vai passar nunca no Parlamento.

Caso Cavaco indigite Passos, o secretário-geral do PSD terá até dez dias para formar Governo – que supostamente já tem na cabeça -, tomar posse e apresentar o programa ao Parlamento.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …