Portugal condenado no caso dos swaps anulados pelo governo de Passos

PSD / Flickr

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

O governo português terá que indemnizar o Banco Santander em 1,8 mil milhões de euros, no âmbito dos contratos “swap” com o Metro de Lisboa, a Carris, o Metro do Porto e a STCP que foram considerados nulos pelo governo de Passos Coelho.

O Commercial Court de Londres, responsável por averiguar o processo movido pelo Santander contra as quatro empresas públicas, decidiu plenamente a favor do Banco espanhol, noticia esta sexta-feira o Diário de Notícias.

O Estado terá assim de pagar 1,8 mil milhões de euros à entidade financeira, depois de o governo PSD/CDS, com Maria Luís Albuquerque na pasta das Finanças, ter decretado a nulidade dos referidos contratos “swap” celebrados entre 2005 e 2007.

Em causa estão contratos assinados com o Santander por parte do Metro de Lisboa, do Metro do Porto, da STCP e da Carris no valor de 1,3 mil milhões de euros.

Durante o executivo de Passos Coelho, o governo entendeu que os gestores públicos das ditas empresas “não tinham capacidade para assinar os contratos, pedindo por isso a sua nulidade“, escreve o DN.

Assim, em Setembro de 2013, as empresas deixaram de pagar ao Banco que ainda tentou negociar com Maria Luís Albuquerque uma solução que permitisse ao Estado retomar os pagamentos e evitar o litígio no Commercial Court.

Não tendo sido alcançado qualquer entendimento, o Santander partiu para tribunal em Maio de 2015 e vê agora a sua razão confirmada pelo Commercial Court que, além de condenar o Estado português, ainda frisa que o Banco cumpriu o dever de recomendação às quatro empresas públicas quanto às consequências da situação.

O Diário de Notícias nota que os juros acumulados pelo incumprimento já são superiores a 233 milhões de euros. Esta situação é mais uma má notícia para as contas do Orçamento de Estado, obrigadas a mais um esforço acrescido.

O governo de António Costa deverá tentar negociar com o Santander a forma e o prazo para pagamento do valor em causa e poderá entrar na equação o interesse do Banco espanhol em adquirir o Novo Banco.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Depois vêm os profetas da desgraça dizer que foram os outros que levaram quase o país à bancarrota.Papagaios,estejam mas é calados.

  1. Negócios que não são respeitados dão este resultado.
    É cada vez mais urgente legislar para responsabilizar os autores destas situações,estejam eles a exercer funções publicas onde estiverem (Governo,Autarquias,Escolas,Hospitais,Empresas Públicas,etc,) obrigando-os a indemnizar o ESTADO por estes desmandos.
    Já agora gostava de saber-NÃO PODE HAVER RECURSO DESTA DECISÃO?
    NÃO PODE SER RENEGOCIADA ESTA CONDENAÇÃO?
    E AS CONTAS ESTÃO MESMO BEM FEITAS?
    OBS-Realmente o BANIF vai ser uma boa borla para o Santander

    • Senhor Belmiro cunha, gostei da sua frase em que diz: “É cada vez mais urgente legislar para responsabilizar os autores destas situações,estejam eles a exercer funções publicas onde estiverem”.
      Esta frase faz-me relembrar o sentimento que eu tenho quanto ao caso do BES e outros banqueiros que também lixam o povo, o banco abre falência e continuam a ter os palacetes para viverem e fortunas bem guardadas para o resto da vida em plena liberdade.
      OBS: Eu não sou nenhum lesado de qualquer banco mas revolta-me a maneira que o povo é roubado e ficam em liberdade a viverem na maior.

  2. Mas que raio de sandice é esta que anestesiou os Portugueses e que permite a estes moços munirem-se de um cartão do partido para ocuparem os mais altos cargos do poder, exercendo sobre os demais uma força e uma gestão que apenas se mede por carga fiscal, dívidas e abundante actividade intestinal?!

    O delta da política é um local privilegiado para escumalha e incompetência, um verdadeiro paraíso de inimputabilidade, de proveitos pessoais e tribais, governo após governo, geração após geração.

  3. O máfia financeira internacional controla mesmo tudo!!
    Commercial Court de Londres?!
    Mas o que é isso?!
    Tribunais manhosos estrangeiros já julgam o que se passa em Portugal?
    Está bonito…

  4. Enquanto os detentores do poder não puderem ser responsabilizados pelos actos gravosos que obrigam o povo a desembolsar enormes quantidades de dinheiro sem qualquer espécie de benefício, e está à vista que para pagar esse dinheiro o terão que o ir buscar a mais impostos, Isto não vai mudar. Se há um tribunal internacional para julgar estes casos e a que Portugal aparentemente tem de obedecer, onde está o tribunal para culpabilizar estes imbecis, penhorarem todos os seus bens e metê-los na cadeira por tempo indefinido????

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …