Portugal com 11 mortes e 1.135 casos de covid-19

Mário Cruz / Lusa

Portugal registou 11 óbitos e 1.135 novos casos de infeção por covid-19, avança o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o nosso país registou, nas últimas 24 horas, 1.135 novos casos positivos de covid-19 e 11 óbitos.

Lisboa e Vale do Tejo concentra a maior parte das novas infeções, com 411 novos casos. Segue-se a região Norte, com 376 infeções; o Algarve com 151; o Centro com 93; os Açores com 45; a Madeira com 30 e o Alentejo com 29.

Dos 11 óbitos, quatro foram registados em Lisboa e Vale do Tejo; dois no Centro; dois no Alentejo; dois no Algarve e um no Norte.

O número de internados subiu esta segunda-feira. Há 768 pessoas internadas no país devido à covid-19 (mais 24 do que no domingo), sendo que, destas, 154 estão em unidades de cuidados intensivos (menos três do que no dia anterior).

Nas últimas 24 horas, 1.187 pessoas recuperaram da doença, num total de 941.593 recuperados desde o início da pandemia. Portugal tem hoje 45.304 casos ativos, menos 63 em relação ao dia anterior, e 53.438 mil contactos em vigilância.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, Portugal contabiliza mais de um milhão de casos confirmados (1.004.470), 17.573 mortes e mais de 940 mil recuperados.

No que diz respeito à matriz de risco, o índice de transmissibilidade R(t) subiu de 0,95 para 0,96 no conjunto do país e no continente.

Já a taxa de incidência é de 314,5 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e de 318,8 no continente.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em Portugal, passa-se o seguinte com os números da pandemia:
    Quando a incidência baixa, há mais infetados, mortos, internados, bem como uma maior transmissibilidade.
    Quando a incidência aumenta, todos os valores dos indicadores baixam.
    Depois, à quarta-feira, costumamos registar mais casos de infeção. Nos dias seguintes, alguém baixa logo esses números. À segunda-feira, metem sempre o número mais baixo da semana, visto que o Covid tira um folga, ou assalta as lojas que vendem zaragatoas, por isso é que se fazem menos testes.
    O coitado arrepende-se e, na terça-feira, às 06h47 da manhã, vai devolver todas as zaragatoas roubadas. É por isso que a quarta-feira é o dia da verdade. Como o mesmo já atacou a senhora Desgraça, é possível que ela e a sua comparsa sofram de burrice matemática.
    Cá para mim, é muito estranho a incidência baixar, quando, por exemplo, há mais infeções e internamentos. É esta a lógica da geringonça?

RESPONDER

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …