Portugal vai investir 8 milhões em estradas inteligentes

A partir do próximo ano, carros, camiões e autocarros conectados e com tecnologia de condução autónoma vão começar a circular nas estradas portuguesas.

O investimento de 8,35 milhões de euros até final de 2020 irá colocar os veículos na estrada a comunicar entre si e com a própria infraestrutura. O projeto de estradas inteligentes C-Roads vai funcionar em praticamente mil quilómetros da rede viária portuguesa e contará com o apoio financeiro de Bruxelas em 50%.

Segundo o Diário de Notícias, os principais objetivos desta medida é acabar com os mortos nas estradas portuguesas até 2050, reduzir as filas de trânsito e diminuir as emissões do transporte rodoviário.

Em declarações ao jornal, Ana Tomaz, diretora do departamento de segurança rodoferroviária da Infraestruturas de Portugal, adiante que “mais de 90% dos acidentes devem-se a erro humano e a infraestrutura deve minimizar as consequências desses erros. Temos de apostar numa nova geração de estradas e reduzir, tendencialmente, para zero as mortes em 2050″.

Além do nosso país, a C-Roads envolve mais 16 países da União Europeia. Isto permite que os veículos conectados e autónomos beneficiem dos novos serviços de comunicação cm a infraestrutura de forma harmoniosa entre países.

O DN explica que a estrada inteligente é necessária para acomodar a nova geração de veículos, dotada com tecnologia de condução conectada e autónoma. Além disso, será capaz de responder ao maior uso dos automóveis: em 2022, prevê-se que o parque automóvel chegue aos 6,5 milhões de veículos, mais 12% do que em 2015.

Para que Portugal consiga alcançar os seus objetivos até 2050, vão decorrer cinco testes-piloto nas autoestradas, itinerários complementares, estradas nacionais e vias urbanas. “Haverá 212 equipamentos colocados ao lado da estrada para fazer a comunicação, mais 180 equipamentos instalados a bordo de 150 veículos”, explica a responsável.

O calendário para os testes-piloto “ainda está a ser desenhado”, mas os primeiros testes deverão arrancar já no próximo ano. Neste projeto, estão envolvidos 31 parceiros.

O primeiro passo vai passar por identificar as principais necessidades técnicas e financeiras e desenvolver uma aplicação móvel para a interação com o condutor. de acordo com o jornal, serão criados alertas para veículo parado ou em marcha lenta, aviso para engarrafamento e obras, além de informações sobre o estado do tempo.

Na segunda fase, começam os testes em estradas, em 460 quilómetros da rede de estradas nacional. Na terceira, serão testados em estrada aberta carros autónomos e conectados dos níveis 2 e 3, onde já existem sistemas automáticos de ajuda mas que obrigam o condutor a manter-se atento.

Nas duas últimas fases serão feitas as adaptações das novas soluções de mobilidades nas estradas de Lisboa e do Porto, como a monitorização do tráfego, disponibilidade de lugares de estacionamento e a comunicação com a rede de autocarros municipal.

A Infraestruturas de Portugal admite que “a próxima década e meia será a mais exigente, com a convivência entre carros conectados e autónomos com os restantes veículos”. No entanto, o esforço irá recompensar, já que o investimento nestas iniciativas poderá ajudar a reduzir os mortos nas estradas portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É mais uma senhora técnica sem profundidade intelectual a tentar justificar uma imposição da indústria ,que na realidade é mais um prego na liberdade humana. Reparem que logica perversa desta senhora pode se aplicar a tudo.que medo …

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …