Portugal é o 19.º país do mundo que mais testa a população para a covid-19, avança o jornal Público esta sexta-feira, citando dados do site Worldometers, que diariamente atualiza estes dados para todos os países.
Em apenas um mês, Portugal passou a ser um dos países que mais testes de diagnóstico do novo coronavírus faz por milhão de habitantes, segundo o Worldometers.
Portugal encontra-se na 19.ª posição desta tabela, ficando bem acima da Coreia do Sul e apenas a um lugar da Alemanha. Estes dois países, recorda o diário, têm sido apontados como alguns dos melhores exemplos no que toca à realização de testes, apresentando taxas de letalidade para o novo coronavírus baixas.
A tabela é liderada pelos Estados Unidos, onde já se ultrapassaram as três milhões de amostras – o país é também o mais afetado pela pandemia.
Os últimos dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência desta quinta-feira, indicam que desde 1 de Março e até quarta-feira foram feitos mais de 208 mil testes, o que dava 20.430 por milhão de habitantes.
A Alemanha fez mais de 1,7 milhões, um total de 20.629 por milhão de habitantes na quarta-feira, segundo a mesma plataforma.
Numa outra conferência de imprensa, o mesmo responsável do Governo tinha já adiantado que Portugal faz, em média, entre 9 a 10 mil testes diários, valor que coloca o nosso país a fazer tantos os mais testes do que a Alemanha e/ou Áustria.
Ainda de acordo com o Público, cada teste de diagnóstico à covid-19 custa cerca de 87,95 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). No setor privado, os mesmos testes de diagnóstico chegaram a custar até de 200 euros, tendo o preço sido entretanto baixado.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Os privados sempre no seu melhor…
Vá vamos lá defender a saúde privada!
Depois ainda há anjinhos que acreditam em milagres – como aqueles em que os privados fazem mais com menos!…
Gostava de ver como é que o custo unitário público e privado está a ser realizado. Conheço bem o privado e sei que tem em conta os custos com deslocações para recolha nas empresas / entidades e transporte para o laboratório o que encarece sobejamente a operação. O do público não estará apenas a contabilidade os realizados sem necessidade de deslocação de viaturas e pessoal? Parece-me bem que sim.
Gostava de ver o mesmo estudo com os infectados e mortes por milhão de habitantes, provavelmente deixávamos de ser um exemplo
Na Europa somos o 5º país mais infetado per capita.
Ninguém consegue afirmar isso porque o número de infectados depende do nr de testes feitos.
Portugal provavelmente será um dos países que tem o nr de infectados mais próximo da realidade. Países como o Brasil que tem uma taxa baixa de testes tem melhores números mas na realidade o nr de casos infectados reais será muito superior.