Portugal entre os 20 países do mundo que mais testam

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Portugal é o 19.º país do mundo que mais testa a população para a covid-19, avança o jornal Público esta sexta-feira, citando dados do site Worldometers, que diariamente atualiza estes dados para todos os países.

Em apenas um mês, Portugal passou a ser um dos países que mais testes de diagnóstico do novo coronavírus faz por milhão de habitantes, segundo o Worldometers.

Portugal encontra-se na 19.ª posição desta tabela, ficando bem acima da Coreia do Sul e apenas a um lugar da Alemanha. Estes dois países, recorda o diário, têm sido apontados como alguns dos melhores exemplos no que toca à realização de testes, apresentando taxas de letalidade para o novo coronavírus baixas.

A tabela é liderada pelos Estados Unidos, onde já se ultrapassaram as três milhões de amostras – o país é também o mais afetado pela pandemia.

Os últimos dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência desta quinta-feira, indicam que desde 1 de Março e até quarta-feira foram feitos mais de 208 mil testes, o que dava 20.430 por milhão de habitantes.

A Alemanha fez mais de 1,7 milhões, um total de 20.629 por milhão de habitantes na quarta-feira, segundo a mesma plataforma.

Numa outra conferência de imprensa, o mesmo responsável do Governo tinha já adiantado que Portugal faz, em média, entre 9 a 10 mil testes diários, valor que coloca o nosso país a fazer tantos os mais testes do que a Alemanha e/ou Áustria.

Ainda de acordo com o Público, cada teste de diagnóstico à covid-19 custa cerca de 87,95 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). No setor privado, os mesmos testes de diagnóstico chegaram a custar até de 200 euros, tendo o preço sido entretanto baixado.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de ver como é que o custo unitário público e privado está a ser realizado. Conheço bem o privado e sei que tem em conta os custos com deslocações para recolha nas empresas / entidades e transporte para o laboratório o que encarece sobejamente a operação. O do público não estará apenas a contabilidade os realizados sem necessidade de deslocação de viaturas e pessoal? Parece-me bem que sim.

  2. Gostava de ver o mesmo estudo com os infectados e mortes por milhão de habitantes, provavelmente deixávamos de ser um exemplo

      • Ninguém consegue afirmar isso porque o número de infectados depende do nr de testes feitos.
        Portugal provavelmente será um dos países que tem o nr de infectados mais próximo da realidade. Países como o Brasil que tem uma taxa baixa de testes tem melhores números mas na realidade o nr de casos infectados reais será muito superior.

RESPONDER

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …