Portugal entre os 20 países do mundo que mais testam

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Portugal é o 19.º país do mundo que mais testa a população para a covid-19, avança o jornal Público esta sexta-feira, citando dados do site Worldometers, que diariamente atualiza estes dados para todos os países.

Em apenas um mês, Portugal passou a ser um dos países que mais testes de diagnóstico do novo coronavírus faz por milhão de habitantes, segundo o Worldometers.

Portugal encontra-se na 19.ª posição desta tabela, ficando bem acima da Coreia do Sul e apenas a um lugar da Alemanha. Estes dois países, recorda o diário, têm sido apontados como alguns dos melhores exemplos no que toca à realização de testes, apresentando taxas de letalidade para o novo coronavírus baixas.



A tabela é liderada pelos Estados Unidos, onde já se ultrapassaram as três milhões de amostras – o país é também o mais afetado pela pandemia.

Os últimos dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência desta quinta-feira, indicam que desde 1 de Março e até quarta-feira foram feitos mais de 208 mil testes, o que dava 20.430 por milhão de habitantes.

A Alemanha fez mais de 1,7 milhões, um total de 20.629 por milhão de habitantes na quarta-feira, segundo a mesma plataforma.

Numa outra conferência de imprensa, o mesmo responsável do Governo tinha já adiantado que Portugal faz, em média, entre 9 a 10 mil testes diários, valor que coloca o nosso país a fazer tantos os mais testes do que a Alemanha e/ou Áustria.

Ainda de acordo com o Público, cada teste de diagnóstico à covid-19 custa cerca de 87,95 euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). No setor privado, os mesmos testes de diagnóstico chegaram a custar até de 200 euros, tendo o preço sido entretanto baixado.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de ver como é que o custo unitário público e privado está a ser realizado. Conheço bem o privado e sei que tem em conta os custos com deslocações para recolha nas empresas / entidades e transporte para o laboratório o que encarece sobejamente a operação. O do público não estará apenas a contabilidade os realizados sem necessidade de deslocação de viaturas e pessoal? Parece-me bem que sim.

  2. Gostava de ver o mesmo estudo com os infectados e mortes por milhão de habitantes, provavelmente deixávamos de ser um exemplo

      • Ninguém consegue afirmar isso porque o número de infectados depende do nr de testes feitos.
        Portugal provavelmente será um dos países que tem o nr de infectados mais próximo da realidade. Países como o Brasil que tem uma taxa baixa de testes tem melhores números mas na realidade o nr de casos infectados reais será muito superior.

RESPONDER

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …

Adeus esferovite, olá cogumelos. No futuro, as casas podem ser isoladas com painéis destes fungos

Uma startup britânica quer combater o desperdício na indústria da construção civil ao criar painéis de isolamento a partir de cogumelos. Cada vez que um edifício é construído ou demolido, o lixo e entulho gerados acabam …

"Abel, o que fizeste é uma coisa muito perigosa"

Aviso de uma jornalista, após palavras do treinador português sobre jornalistas no Brasil. Palmeiras está na pior série dos últimos anos. Dia 18 de Setembro: o Palmeiras foi ao terreno da Chapecoense ganhar por 2-0, na …

Príncipe William diz que as "grandes mentes" se devem concentrar em salvar a Terra (e não nas viagens espaciais)

O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais …