Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação.

O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De acordo com a autarquia, “a sirene será acionada quando forem reportadas situações de pessoas a mais nas ruas, em clara desobediência à quarentena em vigor, e deverá ser entendida como uma indicação expressa de recolher a casa”.

Os bombeiros irão também divulgar, a partir das suas viaturas,  “mensagens sonoras que pedem às pessoas para ficarem em casa, evitando saídas desnecessárias que poderão pôr em perigo as suas vidas e dos familiares”.



Na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha e na zona ribeirinha da localidade, os altifalantes das Sirenes de Alerta de Tsunami serão usados para passar mensagens gravadas, em português e inglês, que apelam aos habitantes que fiquem em casa.

“Esta é a mais recente medida adotada pelas autoridades locais, no sentido de reforçar a atual campanha de sensibilização dos cidadãos para a gravidade da pandemia da covid-19, cuja eficácia preventiva passa pelo auto isolamento em casa”

O Algarve é uma das regiões com menos casos em Portugal. Até quarta-feira, existem 251 casos confirmados e oito mortos na zona.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Todas as medidas para evitar que possam continuar a abusar são boas, cada vez que a sirene toca, pelo menos algumas das pessoas que andam na rua sem necessidade, lembram-se e vão para casa.
    É uma medida que só pode trazer vantagens!

    Infelizmente as democracias normalmente têm alguma dificuldade em lidar com estas situações em que é necessário o confinamento.

    Quando pedem ao Povo para ficar em casa, algumas dessas pessoas nem pensam no problema, ou no que se está a passar, pensam apenas ,”em mim ninguém manda” sou livre.

    Normalmente até fazem o contrário, andam na rua para mostrar que ninguém manda neles.

    Vamos ver se nos vamos livrar da Segunda Vaga, mas penso que será difícil, as medidas de contenção já começam a não funcionar, vimos hoje em V.N de Famalicão, Moscavide e nas Praias do Algarve.

RESPONDER

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …