Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação.

O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De acordo com a autarquia, “a sirene será acionada quando forem reportadas situações de pessoas a mais nas ruas, em clara desobediência à quarentena em vigor, e deverá ser entendida como uma indicação expressa de recolher a casa”.

Os bombeiros irão também divulgar, a partir das suas viaturas,  “mensagens sonoras que pedem às pessoas para ficarem em casa, evitando saídas desnecessárias que poderão pôr em perigo as suas vidas e dos familiares”.

Na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha e na zona ribeirinha da localidade, os altifalantes das Sirenes de Alerta de Tsunami serão usados para passar mensagens gravadas, em português e inglês, que apelam aos habitantes que fiquem em casa.

“Esta é a mais recente medida adotada pelas autoridades locais, no sentido de reforçar a atual campanha de sensibilização dos cidadãos para a gravidade da pandemia da covid-19, cuja eficácia preventiva passa pelo auto isolamento em casa”

O Algarve é uma das regiões com menos casos em Portugal. Até quarta-feira, existem 251 casos confirmados e oito mortos na zona.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Todas as medidas para evitar que possam continuar a abusar são boas, cada vez que a sirene toca, pelo menos algumas das pessoas que andam na rua sem necessidade, lembram-se e vão para casa.
    É uma medida que só pode trazer vantagens!

    Infelizmente as democracias normalmente têm alguma dificuldade em lidar com estas situações em que é necessário o confinamento.

    Quando pedem ao Povo para ficar em casa, algumas dessas pessoas nem pensam no problema, ou no que se está a passar, pensam apenas ,”em mim ninguém manda” sou livre.

    Normalmente até fazem o contrário, andam na rua para mostrar que ninguém manda neles.

    Vamos ver se nos vamos livrar da Segunda Vaga, mas penso que será difícil, as medidas de contenção já começam a não funcionar, vimos hoje em V.N de Famalicão, Moscavide e nas Praias do Algarve.

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …