Porta-voz dos McCann faz revelações sobre os pais de Maddie (e tem teoria sobre o desaparecimento)

Tiago Petinga / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Clarence Mitchell tornou-se conhecido entre os portugueses como o porta-voz de Gerry e Kate McCann, aquando do desaparecimento de Maddie, a filha do casal britânico, no Algarve, em 2007. Volvidos 12 anos, o ex-jornalista da BBC dá uma rara entrevista, onde faz algumas revelações.

Em declarações ao jornal britânico Telegraph, Clarence Mitchell revela que acredita que Maddie foi raptada “por encomenda” do hotel da Aldeia da Luz, no Algarve, onde estava em Maio de 2007, quando desapareceu sem deixar rasto.

O porta-voz dos McCann relembra como começou a trabalhar com o casal, na sequência do desaparecimento, numa altura em que estava em funções num órgão governamental britânico no âmbito da monitorização dos média.

“O Embaixador [do Reino Unido em Portugal] tinha enviado um par de assessores de imprensa para lá, mas eles estavam assoberbados com a resposta dos média. Ele pediu alguma ajuda extra de Londres”, relata Mitchell, notando que acreditava, então, que seria um trabalho para apenas “uns quinze dias”. Já lá vão 12 anos.

O ex-jornalista da BBC continua a defender os pais de Maddie, não apenas no âmbito da sua função de assessor, mas a título pessoal, realçando ao Telegraph que os McCann foram alvo de muito “preconceito” e de muita “desinformação”, com ideias “equivocadas e baseadas puramente em suposições ou falta de conhecimento”.

“As pessoas decidiram que não gostam dos McCann”, sustenta Mitchell, reforçando que os jornais contribuíram para isso, num “ciclo de loucura” onde diz que “exageraram e distorceram a informação”.

Referindo-se à contenção emocional dos McCann perante as câmaras, nas entrevistas que foram dando aquando do desaparecimento, Mitchell avança que “uma das razões porque foram tão controlados foi porque que lhes disseram, desde muito cedo, que, muitas vezes, no caso de raptores pedófilos, os perpetradores vêem a cobertura dos média e gostam de ver a angústia que causaram”.

A polícia disse-lhes para não chorarem. Para não mostrarem qualquer excesso de emoção. A Kate e o Gerry, ambos médicos e ambos lógicos, não iam deixar esse b****** ter essa satisfação e, por isso, foram muito rígidos”, acrescenta o porta-voz, assumindo que “para quem não sabe isso”, o comportamento dos pais pode parecer “um pouco suspeito”.

“Há até quem diga que os pais sabem o que aconteceu. Eles não sabem. Simplesmente, não é verdade. Mas tentem explicar isso no ruído das redes sociais e da cobertura geral”, avança ainda Mitchell.

“Perguntei às autoridades britânicas o que é que elas acham que aconteceu, se acham que houve algum envolvimento familiar e asseguraram-me que era apenas um caso raro de um rapto estranho“, conta também o assessor, realçando que o motivo sexual é uma possibilidade “óbvia”.

Uma criança foi levada por encomenda daquele quarto“, diz também, avançando aquela que é a sua teoria sobre o que aconteceu.

Certo é que “a Madeleine foi, inquestionavelmente, o caso mais mediático de uma criança desaparecida na era da Internet” e isso “não foi uma decisão” dos McCann, sustenta o ex-jornalista que deixa também críticas às autoridades portuguesas pelas fugas de informação para a comunicação social.

Sobre o trabalho que ainda faz para os McCann, Mitchell nota que têm “uma boa relação de trabalho”, “amigável, mas profissional”. “Não socializamos, não é necessariamente apropriado, mas a cobertura dos média continua a ser bastante intrusiva e eles vêem-me como uma parte que lida com isso”, refere.

Quanto a Maddie, os McCann continuam a ter a esperança de que apareça viva, dada a “ausência completa de qualquer prova” de que a menina foi “fisicamente magoada”, como conclui Mitchell.

SV, ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Você “EU” é o Patinhas ou o Ventoinhas?
    Ou acha como o javardo do pj que com métodos da Pide, consegue confissões como fez com a mãe da Joana?

    • O “javardo da PJ”, vai receber agora uns milhares de euros dos McCann e, com “tostões”, chegou mais longe do que a polícia britânica com muitos milhões; já para não falar dos super detectives – tudo a torrar milhões para NADA!…
      A mãe da Joana (chamar aquilo mãe é exagero!) merecia muito mais… não vale o ar que respira!!
      .
      PS: Não é EU, é Eu! – será assim tão difícil copiar?!

  2. A justiça portuguesa deveria ter vergonha por nunca ter ponido os pais dessas crianças por terem ido jantar e fazer a festa e deixar as crianças sozinhas

  3. A verdade está na cara haviam Pedófilos de plantão e com a saídinha repentina e irresponsável dos Pais levou a Morte dessa linda criança.
    Se esse caso fosse sem comoção sem espetáculo mediático esta criança certamente estaria viva ,
    Madeleine era o perfil certo dos pedófilos ,pequena fácil de rapto e pais altamente irresponsáveis , daí foi o alvo certo do pedófilos .

    • Está na cara?!
      É… com tantas crianças para raptar pelo mundo fora, foram logo escolher o Algarve e a filha de dois médicos ingleses com ligações ao governo britânico!
      Eles até foram falar com o Papa mas parece que deus não viu nada – devia estar de férias!…
      Além disso, o tais raptores, conseguiram fazer desaparecer a criança mais procurada do mundo sem deixar uma ÚNICA prova!…
      Bravo!… são os melhores raptores do mundo – muito à frente da CIA, FSB, MI-6, etc, etc…

      • e com 3 crianças noa casa ele so iam levar a mais velha.
        se eram raptores de crianças, porque nao levaram tambem as outras?
        porque é que os caes detectaram odor de cadaver no carro?
        os pais sabem bem o que fizeram à filha.
        so condeno as autoridades portugueses por nao os terem constituidos arguidos.
        se isso acontecesse, era mais uma vergonha para os pais.

      • …foram eles mais nada.
        Chega de tanto paleio sobre esses energumenos
        Ela de mãe não tem nada ele de pai nem sei se era!!
        Toca mas é a pagar ao PJ que lhe deram cabo de vida pessoal e profissional e xadrez com os ingleses.
        O resto é conversa da treta

  4. Raptada sem que a equipa forense tivesse encontrado um cabelo de prova !
    Bah ! Lá vamos à velha história. Liguem os pais a uma corrente eléctrica e perguntem o que fizeram à filha.
    Nem sei como conseguem dormir desde então sabendo que doparam as crianças para poderem ir à farra com
    os amigos.
    Se calhar no RU não fazem isso mas aqui em PT nem se lembraram da da famosa equipa G.I. Joe de raptors pedófilos existente no Algarve.
    Só me pergunto como é que arranjaram milhões com esta história.
    No final só é pena uma coisa : o desaparecimento da menina.
    Tenho dito !

  5. E os caes que sentiram cheiro de sangue e cadaver no carro dos pais??? Esse rapaz nem falou disso. Leiam o relatorio da PJ que foi libertado no wikilinks

RESPONDER

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …