Certamente, já se perguntou porque é que quando vem chuva se sente imediatamente cansado ou porque é que se torna difícil sair de cama num dia chuvoso. Há uma razão científica para isso.
Existem diversos fatores que nos fazem sentir sonolentos quando está a chover, mas a maioria tem a ver com o efeito do clima no nosso corpo, de acordo com o IFL Science.
Os raios UVA e UVB presentes na luz solar estimulam a libertação de serotonina, enquanto que a glândula pineal reduz a produção de melatonina.
A serotonina — a “hormona da felicidade” — é responsável pela vigilância e pelo humor elevado, enquanto que a melatonina tem como função regular o nosso ciclo de sono-vigília, produzindo mais para induzir o sono e menos para permanecer acordar.
No entanto, quando chove, normalmente, aparecem nuvens escuras e pesadas que reduzem a quantidade de exposição solar que recebemos — o mesmo acontece quando anoitece —, causando a diminuição na produção de serotonina e um aumento de melatonina.
“A nossa capacidade de adormecer ou de acordar é aprimorada pelo nosso ambiente. Se estamos acostumados a adormecer na escuridão completa, pode ser difícil fazê-lo se houver qualquer luz no ambiente”, disse Darius Loghmanee, especialista em sono no Advocate Christ Medical Center.
“Por outro lado, se estamos acostumados a acordar quando está claro lá fora, pode ser difícil fazê-lo se estiver escuro, seja devido a mudanças de estação ou clima”, concluiu.
Além disso, a humidade aumenta durante o clima chuvoso e o nosso corpo pode precisar de trabalhar mais para manter uma temperatura interna estável e todo esse trabalho pode ser cansativo.
Adicionalmente, a pressão barométrica também é afetada devido às condições tempestuosas.
As tempestades geralmente são acompanhadas por pressão mais baixa, o que reduz os níveis de oxigénio no ar. Essa diminuição pode levar à sonolência.
O próprio som da chuva pode fazer com que nos sintamos sonolentos.
A chuva é um tipo de ruído rosa que é semelhante ao ruído branco. Ouvir ambos pode ser uma maneira eficaz de melhorar o sono, produzindo um ruído de fundo constante que bloqueia quaisquer sons distrativos.
Ao contrário do ruído branco, o ruído rosa é caracterizado por ser de tom mais baixo e mais suave. O som das folhas a mexerem-se, do vento e até o som do próprio batimento cardíaco são todos classificados como ruído rosa.
Transtorno afetivo sazonal
O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), como o próprio nome indica, é desencadeado por estações e clima.
Tecnicamente referido como transtorno depressivo com padrões sazonais, muitas pessoas sofrem de TAS devido à diminuição dos níveis de luz nos meses de inverno — embora o TAS pode ser vivido em qualquer estação do ano.
Michelle Drerup, Diretora de Medicina Comportamental do Sono na Cleveland Clinic, disse que a terapia de caixa de luz “pode ser extremamente útil para combater a inércia do sono e ajudar a aumentar a vigilância durante o dia”.
Para a maioria das pessoas envolve predominantemente o uso de uma caixa de terapia de luz que emite uma intensidade de luz de 10.000 lux (unidade de iluminância).
Também existem alimentos que o podem ajudar nesta situação, como já lhe mostramos no ZAP.