Há alimentos que ajudam a prevenir o transtorno afetivo sazonal (e a ter uma boa saúde mental)

Vários estudos apontam para a relação entre uma dieta equilibrada e uma boa saúde mental. Agora, investigadores consideram que aquilo que se come pode ser fundamental para prevenir o transtorno afetivo sazonal.

O inverno está mesmo à porta e cada vez escurece mais cedo – o que se torna um desafio para a nossa saúde mental. O transtorno afetivo sazonal (TAS) é um tipo de depressão caracterizado pela mudança de estação, o que significa que os sintomas podem durar cerca de quatro a cinco meses por ano.

Embora algumas pessoas o sintam na altura do verão, é um transtorno mais associado ao inverno, já que se pensa ter a ver com a relação entre os neurotransmissores, a luz solar e uma superprodução de melatonina.

Para o tratamento do TAS existem já fortes evidências que apoiam o uso de terapia de luz brilhante, terapia cognitivo-comportamental e a toma de um antidepressivo, chamado Wellbutrin XL. Mas, ultimamente, investigadores têm-se virado para uma potencial medida preventiva: a comida.

Um estudo publicado na BioMed Central, sobre o possível impacto terapêutico das mudanças dietéticas na depressão moderada a grave, indica que existe uma ligação robusta entre nutrição e saúde mental, não existindo, no entanto, um alimento único que consiga resolver o problema.

Michael Berk, coautor do artigo, considera que a dieta é uma estratégia útil para combater essas mudanças de humor, mas que “não há um superalimento nem um super-suplemento”, sendo esse um equívoco.

“A evidência não apoia isso. Trata-se de ter uma dieta saudável e completa, e tem tanto a ver com o que não se come, como com o que se come”, afirmou.

Smile, teste analisado no estudo, baseia-se numa dieta mediterrânea modificada com 12 grupos alimentares importantes, que incluem grãos inteiros, vegetais, peixe e azeite.

Além disso, há alimentos extra que se podem consumir, mas cujas quantidades são limitadas – as carnes processadas e bebidas açucaradas são restringidas a não mais do que três por semana e as bebidas alcoólicas não devem ultrapassar a duas medidas padrão de vinho por dia, por exemplo.

A dieta mediterrânea serviu de inspiração, tendo em conta que vários estudos anteriores sugerem que esta protege contra o desenvolvimento de sintomas depressivos em pessoas mais velhas.

“A chave é uma dieta saudável e integral, que evite alimentos processados e seja baseada em vegetais e frescos”, revela Berk.

No entanto, o investigador considera que uma dieta tradicional norueguesa ou japonesa “seria igualmente útil”, visto que ambas destacam os alimentos frescos, os vegetais e contêm muito pouco açúcar.

Kathleen Holton, professora na American University e neurocientista nutricional, disse ao Inverse que os vegetais têm múltiplos micronutrientes (como ácido fólio e vitamina C), o que faz com que sejam “muito úteis na prevenção da depressão”.

Além disso, “a ingestão de micronutrientes é essencial para a saúde mental” porque as vitaminas e os minerais são importantes na produção de neurotransmissores e a deficiência de micronutrientes, como a vitamina D e o magnésio, pode causar problemas de neurotransmissão e levar a doenças mentais, diz Holton.

Para a neurocientista, os alimentos ricos em magnésio – como sementes, nozes, salmão e trigo sarraceno – são “especialmente importantes para indivíduos que sofrem de transtornos de ansiedade”, sendo, portanto, “úteis no combate à saúde mental debilitada”.

Um artigo publicado na revista Frontiers in Psychology identificou apenas 11 estudos sobre a relação entre a dieta e a saúde mental e considerou não existirem evidências suficientes para recorrer a “suplementos de nutrientes” como única intervenção no tratamento da TAS.

Os investigadores consideram, no entanto, que a hipótese de que uma abordagem combinada – dieta equilibrada e outras formas de terapia – possa ser a solução.

Holton acrescenta, no entanto, que a ideia de que uma dieta vegan possa ajudar a ter uma boa saúde mental é um equívoco – vários dos nutrientes que se acredita contribuírem para a saúde mental, como a vitamina D3 e a B12, são encontrados apenas em alimentos de origem animal.

“Assim, uma dieta vegan pode até aumentar o risco de uma pessoa sofrer de doença mental devido às deficiências nutricionais que pode causar”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …