Maldição de Pompeia. Turista devolve artefactos roubados após ter sofrido azar durante 15 anos

Uma mulher do Canadá devolveu cinco artefactos arqueológicos que roubou de Pompeia em 2005, alegando que a atormentaram com azar durante 15 anos.

De acordo com a CNN, a mulher, identificada apenas como Nicole, enviou dois mosaicos brancos, dois pedaços de vaso ânfora e um pedaço de parede de cerâmica para o Parque Arqueológico de Pompeia, juntamente com uma carta a explicar a sua decisão.

Eu queria um pedaço da História que não pudesse ser comprado”, escreveu a mulher, que se disse “jovem e burra” na época.



Desde que voltou para o Canadá, Nicole sofreu dois surtos de cancro de mama, resultando numa mastectomia dupla, e a sua família está, segundo a turista, com diversos problemas financeiros.

“Parece que nunca conseguimos progredir na vida”, escreveu Nicole, culpando o azar nos cinco artefacto arqueológicos.

“Roubei um pedaço da história capturado numa época com tanta energia negativa ligada a ele”, escreveu. “Pessoas morreram de uma forma horrível e eu levei ladrilhos relacionados com esse tipo de destruição.”

Nas proximidades de Pompeia, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, cobrindo a cidade com rochas quentes, cinzas vulcânicas e gases nocivos e matando grande parte dos seus residentes.

A mulher contou que deu uma peça a uma amiga e contou-lhe sobre a decisão de enviar os seus artefactos de volta, mas disse que não sabe se a amiga devolverá os dela. “Somos boas pessoas e não quero mais passar esta maldição para minha família, os meus filhos ou para mim mesma”, escreveu. “Por favor, perdoe o meu ato descuidado que cometi há anos”.

Pompeia é um dos locais históricos mais famosos do mundo e os arqueólogos continuam a trabalhar nele. Em fevereiro, a famosa House of Lovers reabriu pela primeira vez em 40 anos após um projeto de restauração. O prédio, um dos locais mais conhecidos de Pompéia, foi fechado para visitantes em 1980 após sofrer danos num terremoto, mas agora foi reaberto como parte do projeto Grande Pompeia, lançado em 2014 com o objetivo de salvaguardar a antiga cidade.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas que grande azar! Na época (que afinal não foi assim há tanto tempo) ela diz que era burra, pois parece que continua a ser! Ainda por cima ela diz que o que fez foi um acto descuidado… Diz ela “eu queria ter um pedaço da história” e ‘então descuidei-me e quando dei por mim tinha metido no saco uma série de artefactos’…kkkkk (a última parte é pura ficção)

RESPONDER

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …