Maldição de Pompeia. Turista devolve artefactos roubados após ter sofrido azar durante 15 anos

Uma mulher do Canadá devolveu cinco artefactos arqueológicos que roubou de Pompeia em 2005, alegando que a atormentaram com azar durante 15 anos.

De acordo com a CNN, a mulher, identificada apenas como Nicole, enviou dois mosaicos brancos, dois pedaços de vaso ânfora e um pedaço de parede de cerâmica para o Parque Arqueológico de Pompeia, juntamente com uma carta a explicar a sua decisão.

Eu queria um pedaço da História que não pudesse ser comprado”, escreveu a mulher, que se disse “jovem e burra” na época.

Desde que voltou para o Canadá, Nicole sofreu dois surtos de cancro de mama, resultando numa mastectomia dupla, e a sua família está, segundo a turista, com diversos problemas financeiros.

“Parece que nunca conseguimos progredir na vida”, escreveu Nicole, culpando o azar nos cinco artefacto arqueológicos.

“Roubei um pedaço da história capturado numa época com tanta energia negativa ligada a ele”, escreveu. “Pessoas morreram de uma forma horrível e eu levei ladrilhos relacionados com esse tipo de destruição.”

Nas proximidades de Pompeia, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, cobrindo a cidade com rochas quentes, cinzas vulcânicas e gases nocivos e matando grande parte dos seus residentes.

A mulher contou que deu uma peça a uma amiga e contou-lhe sobre a decisão de enviar os seus artefactos de volta, mas disse que não sabe se a amiga devolverá os dela. “Somos boas pessoas e não quero mais passar esta maldição para minha família, os meus filhos ou para mim mesma”, escreveu. “Por favor, perdoe o meu ato descuidado que cometi há anos”.

Pompeia é um dos locais históricos mais famosos do mundo e os arqueólogos continuam a trabalhar nele. Em fevereiro, a famosa House of Lovers reabriu pela primeira vez em 40 anos após um projeto de restauração. O prédio, um dos locais mais conhecidos de Pompéia, foi fechado para visitantes em 1980 após sofrer danos num terremoto, mas agora foi reaberto como parte do projeto Grande Pompeia, lançado em 2014 com o objetivo de salvaguardar a antiga cidade.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas que grande azar! Na época (que afinal não foi assim há tanto tempo) ela diz que era burra, pois parece que continua a ser! Ainda por cima ela diz que o que fez foi um acto descuidado… Diz ela “eu queria ter um pedaço da história” e ‘então descuidei-me e quando dei por mim tinha metido no saco uma série de artefactos’…kkkkk (a última parte é pura ficção)

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …