Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público.

Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, foi gravemente danificada pelo terramoto de Irpinia em 1980, que matou quase três mil pessoas. É uma das casas mais famosas de Pompeia por causa da sua beleza e porque era praticamente a única cujo segundo andar ficou quase completamente preservado após a erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Na casa, impressiona especialmente uma sala com decorações em fundo preto e querubins, iluminada após a restauração com uma técnica específica que realça ainda mais a beleza da sala.

O nome da casa, datado do século I a.C, deve-se a uma inscrição latina colocada à direita da sua entrada, que dizia “Amantes como as abelhas passam uma vida doce como o mel. Eu desejo que assim seja”.

O trabalho de restauração desta casa começou em 2014 com o Projeto Great Pompeii, financiado principalmente com fundos da União Europeia. O projeto, que foi uma verdadeira revolução nas escavações e restauração, recebeu 105 milhões de euros, 75 deles da UE.

Para a reabertura, o Ministro da Propriedade Cultural, Dario Franceschini, foi a Pompeia, que também anunciou a conclusão do trabalho de outras duas casas recém-restauradas, além da dos Amantes. A Casa do Navio Europa, nomeada por uma grande grafite que reproduz um navio romano com velas com o nome de Europa, gravada numa das paredes; e a Garden House, com os seus cubículos de flores é um dos mais belos exemplos de pinturas de jardim encontradas em Pompeia.

“Pompeia é uma história de renascimento e recuperação única, um modelo para toda a Europa na gestão de fundos da UE, um local onde pesquisas e novas escavações voltaram a funcionar graças ao trabalho de muitos profissionais do património cultural”, disse Franceschini.

Graças às escavações dos últimos dois anos, dezenas de descobertas foram feitas, incluindo um esplêndido fresco de dois gladiadores em combate e restos humanos, como os esqueletos de duas mulheres e três crianças numa aldeia.

O renascimento de Pompeia deve-se ao facto de ter ficado para trás um passado cheio de incidentes. Antes de 2014, havia vandalismo e frequentes quedas de paredes e danos estruturais em algumas domus, incluindo o colapso da Casa dos Gladiadores em 2010, um dos mais importantes de Pompeia.

O renascimento de Pompeia também se reflete no aumento do número de visitantes: em cinco anos, o aumento foi de 47,5%, passando de 2,6 milhões de turistas em 2014 para quase 4 milhões em 2019.

O ministro anunciou o investimento de mais 50 milhões de euros para continuar os trabalhos de restauração. A tarefa pendente é grande: a terra de Pompeia cobre 66 hectares e foram escavados 44 hectares. Um terço está disponível para as novas gerações, que podem descobrir e desfrutar de novas maravilhas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …