Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público.

Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, foi gravemente danificada pelo terramoto de Irpinia em 1980, que matou quase três mil pessoas. É uma das casas mais famosas de Pompeia por causa da sua beleza e porque era praticamente a única cujo segundo andar ficou quase completamente preservado após a erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Na casa, impressiona especialmente uma sala com decorações em fundo preto e querubins, iluminada após a restauração com uma técnica específica que realça ainda mais a beleza da sala.

O nome da casa, datado do século I a.C, deve-se a uma inscrição latina colocada à direita da sua entrada, que dizia “Amantes como as abelhas passam uma vida doce como o mel. Eu desejo que assim seja”.

O trabalho de restauração desta casa começou em 2014 com o Projeto Great Pompeii, financiado principalmente com fundos da União Europeia. O projeto, que foi uma verdadeira revolução nas escavações e restauração, recebeu 105 milhões de euros, 75 deles da UE.

Para a reabertura, o Ministro da Propriedade Cultural, Dario Franceschini, foi a Pompeia, que também anunciou a conclusão do trabalho de outras duas casas recém-restauradas, além da dos Amantes. A Casa do Navio Europa, nomeada por uma grande grafite que reproduz um navio romano com velas com o nome de Europa, gravada numa das paredes; e a Garden House, com os seus cubículos de flores é um dos mais belos exemplos de pinturas de jardim encontradas em Pompeia.

“Pompeia é uma história de renascimento e recuperação única, um modelo para toda a Europa na gestão de fundos da UE, um local onde pesquisas e novas escavações voltaram a funcionar graças ao trabalho de muitos profissionais do património cultural”, disse Franceschini.

Graças às escavações dos últimos dois anos, dezenas de descobertas foram feitas, incluindo um esplêndido fresco de dois gladiadores em combate e restos humanos, como os esqueletos de duas mulheres e três crianças numa aldeia.

O renascimento de Pompeia deve-se ao facto de ter ficado para trás um passado cheio de incidentes. Antes de 2014, havia vandalismo e frequentes quedas de paredes e danos estruturais em algumas domus, incluindo o colapso da Casa dos Gladiadores em 2010, um dos mais importantes de Pompeia.

O renascimento de Pompeia também se reflete no aumento do número de visitantes: em cinco anos, o aumento foi de 47,5%, passando de 2,6 milhões de turistas em 2014 para quase 4 milhões em 2019.

O ministro anunciou o investimento de mais 50 milhões de euros para continuar os trabalhos de restauração. A tarefa pendente é grande: a terra de Pompeia cobre 66 hectares e foram escavados 44 hectares. Um terço está disponível para as novas gerações, que podem descobrir e desfrutar de novas maravilhas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …