Polícias que mataram afro-americano não vão a julgamento

(cv) WAFB-TV

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

O Departamento de Justiça dos EUA decidiu não acusar de nenhum crime os dois agentes da polícia que, em julho do ano passado, mataram um afro-americano, no estado do Luisiana.

Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência em Baton Rouge, Louisiana, quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

O afro-americano estava completamente imobilizado pelos agentes, que foram depois suspensos, quando foi morto.

Agora, o Departamento de Justiça decidiu não levar os dois agentes a julgamento. A decisão foi divulgada pelos media norte-americanos antes de ter sido anunciada aos familiares da vítima, escreve a BBC.

“Estou chocada com o facto desta notícia, quer seja verdadeira ou falsa, ter sido disseminada sem um primeiro aviso formal aos familiares de Sterling”, afirmou a autarca de Baton Rouge, Sharon Weston Broome, que também ainda não sabia da decisão.

Esta terça-feira, mais de uma centena de pessoas reuniu-se à porta da loja onde o afro-americano faleceu, em julho do ano passado, para prestar homenagem.

A morte de Sterling só fez aumentar ainda mais a tensão racial nos EUA que, nos últimos tempos, tem sido palco de vários protestos contra os abusos das autoridades perante pessoas de raça negra.

Logo a seguir a este caso, outro afro-americano foi abatido pela polícia, na cidade de Falcon Heights, no Minnesota. Philando Castile, de 32 anos, foi morto dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

Entretanto, na mesma semana, cinco polícias foram mortos em serviço, em Dallas, no Texas. O suspeito, um homem negro de 25 anos, Micah Johnson, disse à polícia que queria matar polícias brancos para vingar os abusos das autoridades. Alguns dias depois, três agentes da polícia foram assassinados em Baton Rouge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …