Polícias que mataram afro-americano não vão a julgamento

(cv) WAFB-TV

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

O Departamento de Justiça dos EUA decidiu não acusar de nenhum crime os dois agentes da polícia que, em julho do ano passado, mataram um afro-americano, no estado do Luisiana.

Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência em Baton Rouge, Louisiana, quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

O afro-americano estava completamente imobilizado pelos agentes, que foram depois suspensos, quando foi morto.

Agora, o Departamento de Justiça decidiu não levar os dois agentes a julgamento. A decisão foi divulgada pelos media norte-americanos antes de ter sido anunciada aos familiares da vítima, escreve a BBC.

“Estou chocada com o facto desta notícia, quer seja verdadeira ou falsa, ter sido disseminada sem um primeiro aviso formal aos familiares de Sterling”, afirmou a autarca de Baton Rouge, Sharon Weston Broome, que também ainda não sabia da decisão.

Esta terça-feira, mais de uma centena de pessoas reuniu-se à porta da loja onde o afro-americano faleceu, em julho do ano passado, para prestar homenagem.

A morte de Sterling só fez aumentar ainda mais a tensão racial nos EUA que, nos últimos tempos, tem sido palco de vários protestos contra os abusos das autoridades perante pessoas de raça negra.

Logo a seguir a este caso, outro afro-americano foi abatido pela polícia, na cidade de Falcon Heights, no Minnesota. Philando Castile, de 32 anos, foi morto dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

Entretanto, na mesma semana, cinco polícias foram mortos em serviço, em Dallas, no Texas. O suspeito, um homem negro de 25 anos, Micah Johnson, disse à polícia que queria matar polícias brancos para vingar os abusos das autoridades. Alguns dias depois, três agentes da polícia foram assassinados em Baton Rouge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …