Polícias que mataram afro-americano não vão a julgamento

(cv) WAFB-TV

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

Arlon Sterling imobilizado pela polícia de Baton Rouge, Louisiana, poucos segundos antes de ser abatido

O Departamento de Justiça dos EUA decidiu não acusar de nenhum crime os dois agentes da polícia que, em julho do ano passado, mataram um afro-americano, no estado do Luisiana.

Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência em Baton Rouge, Louisiana, quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

O afro-americano estava completamente imobilizado pelos agentes, que foram depois suspensos, quando foi morto.

Agora, o Departamento de Justiça decidiu não levar os dois agentes a julgamento. A decisão foi divulgada pelos media norte-americanos antes de ter sido anunciada aos familiares da vítima, escreve a BBC.

“Estou chocada com o facto desta notícia, quer seja verdadeira ou falsa, ter sido disseminada sem um primeiro aviso formal aos familiares de Sterling”, afirmou a autarca de Baton Rouge, Sharon Weston Broome, que também ainda não sabia da decisão.

Esta terça-feira, mais de uma centena de pessoas reuniu-se à porta da loja onde o afro-americano faleceu, em julho do ano passado, para prestar homenagem.

A morte de Sterling só fez aumentar ainda mais a tensão racial nos EUA que, nos últimos tempos, tem sido palco de vários protestos contra os abusos das autoridades perante pessoas de raça negra.

Logo a seguir a este caso, outro afro-americano foi abatido pela polícia, na cidade de Falcon Heights, no Minnesota. Philando Castile, de 32 anos, foi morto dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

Entretanto, na mesma semana, cinco polícias foram mortos em serviço, em Dallas, no Texas. O suspeito, um homem negro de 25 anos, Micah Johnson, disse à polícia que queria matar polícias brancos para vingar os abusos das autoridades. Alguns dias depois, três agentes da polícia foram assassinados em Baton Rouge.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PAN propôs medidas ambientais que já estão em vigor

No capítulo do programa eleitoral do PAN dedicado ao Ambiente, o partido faz propostas que já estão implementadas, como os sistemas de certificação do pescado e restrição do tráfego aéreo em período noturno. Na área "Crise …

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …