Vídeo capta últimos minutos de vida de afro-americano morto pela polícia

Um vídeo ameaça reacender a tensão racial nos Estados Unidos. As imagens captaram os últimos minutos de vida do afro-americano Arlon Sterling, morto esta terça-feira pela polícia no estado do Luisiana.

O afro-americano Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

Sterling estava completamente imobilizado pelos agentes da autoridade quando foi morto.

Os agentes já foram identificados.

Nas imagens, captadas num parque de estacionamento em Baton Rouge, no Louisiana, vêem-se os agentes policiais a atirarem Sterling ao chão e a imobilizarem-no.

Uma testemunha contou que um dos agentes tinha o joelho sobre o peito de Alton.

Poucos instantes mais tarde, ouve-se um dos agentes a gritar “ele tem uma arma” e o som de tiros. Não foi até agora apresentada a arma que alegadamente estaria na posse de Sterling.

O dono da loja, Abdul Muflahi, contou à estação local de televisão WAFB-TV que os dois polícias chegaram ao local para deter Sterling, tendo usado um taser contra o suspeito, antes de o derrubar.

Já no chão, Sterling tentou afastar um dos agentes de cima de si, o que terá “levado o polícia a disparar quatro a seis vezes” sobre o afro-americano.

O Governador do Luisiana, John Bel Edwards, já reagiu.

Tendo em informações que obtive das forças policiais, mas sobretudo a partir do que observei no vídeo divulgado devo dizer que estou muito preocupado. As imagens são, no mínimo, perturbadoras”, afirma Edwards, citado pela Euronews.

“Peço aos líderes das comunidades religiosas e aos líderes políticos de Baton Rouge que colaborem comigo, que colaborem connosco”, acrescentou.

Depois de uma noite de protestos, o Departamento de Justiça anunciou a abertura de um inquérito para investigar a morte de Arlon Sterling.

Entretanto, mais um afro-americano foi abatido pela polícia, desta vez na cidade de Falcon Heights, no Minnesota.

Philando Castile, de 32 anos, foi morto esta quarta-feira dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Incrível se bem que anda por aí muito animal precisado da mesma cura o certo é que aqui parece não ter havido indícios de violência anterior e o indivíduo já estava imobilizado, por outro lado se era portador de arma vai ao encontro da lei americana de toda a gente a poder possuir, quanto a mim é mais um caso de racismo do que outra coisa e risca de criar novas confrontações na América.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …