Vídeo capta últimos minutos de vida de afro-americano morto pela polícia

Um vídeo ameaça reacender a tensão racial nos Estados Unidos. As imagens captaram os últimos minutos de vida do afro-americano Arlon Sterling, morto esta terça-feira pela polícia no estado do Luisiana.

O afro-americano Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

Sterling estava completamente imobilizado pelos agentes da autoridade quando foi morto.

Os agentes já foram identificados.

Nas imagens, captadas num parque de estacionamento em Baton Rouge, no Louisiana, vêem-se os agentes policiais a atirarem Sterling ao chão e a imobilizarem-no.

Uma testemunha contou que um dos agentes tinha o joelho sobre o peito de Alton.

Poucos instantes mais tarde, ouve-se um dos agentes a gritar “ele tem uma arma” e o som de tiros. Não foi até agora apresentada a arma que alegadamente estaria na posse de Sterling.

O dono da loja, Abdul Muflahi, contou à estação local de televisão WAFB-TV que os dois polícias chegaram ao local para deter Sterling, tendo usado um taser contra o suspeito, antes de o derrubar.

Já no chão, Sterling tentou afastar um dos agentes de cima de si, o que terá “levado o polícia a disparar quatro a seis vezes” sobre o afro-americano.

O Governador do Luisiana, John Bel Edwards, já reagiu.

Tendo em informações que obtive das forças policiais, mas sobretudo a partir do que observei no vídeo divulgado devo dizer que estou muito preocupado. As imagens são, no mínimo, perturbadoras”, afirma Edwards, citado pela Euronews.

“Peço aos líderes das comunidades religiosas e aos líderes políticos de Baton Rouge que colaborem comigo, que colaborem connosco”, acrescentou.

Depois de uma noite de protestos, o Departamento de Justiça anunciou a abertura de um inquérito para investigar a morte de Arlon Sterling.

Entretanto, mais um afro-americano foi abatido pela polícia, desta vez na cidade de Falcon Heights, no Minnesota.

Philando Castile, de 32 anos, foi morto esta quarta-feira dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Incrível se bem que anda por aí muito animal precisado da mesma cura o certo é que aqui parece não ter havido indícios de violência anterior e o indivíduo já estava imobilizado, por outro lado se era portador de arma vai ao encontro da lei americana de toda a gente a poder possuir, quanto a mim é mais um caso de racismo do que outra coisa e risca de criar novas confrontações na América.

RESPONDER

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …