Vídeo capta últimos minutos de vida de afro-americano morto pela polícia

Um vídeo ameaça reacender a tensão racial nos Estados Unidos. As imagens captaram os últimos minutos de vida do afro-americano Arlon Sterling, morto esta terça-feira pela polícia no estado do Luisiana.

O afro-americano Arlon Sterling, de 37 anos, estava a vender CDs junto a uma loja de conveniência quando foi abordado e abatido a tiro por dois polícias.

Sterling estava completamente imobilizado pelos agentes da autoridade quando foi morto.

Os agentes já foram identificados.

Nas imagens, captadas num parque de estacionamento em Baton Rouge, no Louisiana, vêem-se os agentes policiais a atirarem Sterling ao chão e a imobilizarem-no.

Uma testemunha contou que um dos agentes tinha o joelho sobre o peito de Alton.

Poucos instantes mais tarde, ouve-se um dos agentes a gritar “ele tem uma arma” e o som de tiros. Não foi até agora apresentada a arma que alegadamente estaria na posse de Sterling.

O dono da loja, Abdul Muflahi, contou à estação local de televisão WAFB-TV que os dois polícias chegaram ao local para deter Sterling, tendo usado um taser contra o suspeito, antes de o derrubar.

Já no chão, Sterling tentou afastar um dos agentes de cima de si, o que terá “levado o polícia a disparar quatro a seis vezes” sobre o afro-americano.

O Governador do Luisiana, John Bel Edwards, já reagiu.

Tendo em informações que obtive das forças policiais, mas sobretudo a partir do que observei no vídeo divulgado devo dizer que estou muito preocupado. As imagens são, no mínimo, perturbadoras”, afirma Edwards, citado pela Euronews.

“Peço aos líderes das comunidades religiosas e aos líderes políticos de Baton Rouge que colaborem comigo, que colaborem connosco”, acrescentou.

Depois de uma noite de protestos, o Departamento de Justiça anunciou a abertura de um inquérito para investigar a morte de Arlon Sterling.

Entretanto, mais um afro-americano foi abatido pela polícia, desta vez na cidade de Falcon Heights, no Minnesota.

Philando Castile, de 32 anos, foi morto esta quarta-feira dentro do seu próprio carro. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Incrível se bem que anda por aí muito animal precisado da mesma cura o certo é que aqui parece não ter havido indícios de violência anterior e o indivíduo já estava imobilizado, por outro lado se era portador de arma vai ao encontro da lei americana de toda a gente a poder possuir, quanto a mim é mais um caso de racismo do que outra coisa e risca de criar novas confrontações na América.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …