Cinco polícias mortos por snipers durante protesto contra a violência policial nos EUA

Cinco polícias foram mortos a tiros e outros seis ficaram feridos esta quinta-feira, durante uma manifestação de protesto contra a violência policial sobre negros em Dallas, EUA.

As autoridades norte-americanas informaram esta manhã que snipers (atiradores furtivos) dispararam sobre 11 agentes das forças de segurança durante uma manifestação contra a violência policial sobre negros. O tiroteio teve início cerca das 20h45 locais (cerca das 2h45 em Lisboa).

Além dos polícias, há um civil ferido, disseram as autoridades.

A polícia de Dallas informou ter já sob sua custódia três suspeitos de serem os autores dos disparos e que um homem também alegadamente envolvido no ataque está barricado num parque de estacionamento no centro da cidade.

Este homem, com quem a polícia já trocou tiros, disse aos negociadores que espalhou bombas no edifício onde se encontra e noutros locais de Dallas.

Entretanto, os media locais avançam que o suspeito morreu depois de passar mais de uma hora entrincheirado num estacionamento.

O chefe da polícia de Dallas, David Brown, disse aos jornalistas que o objetivo destes homens era “ferir ou matar o maior número possível de polícias” e que prepararam uma emboscada, tendo alguns dos agentes sido atingidos nas costas.

Segundo David Brown, pelo menos dois homens armados colocaram-se em locais “elevados” para atingir os polícias durante a manifestação, decorrendo buscas pelos suspeitos, que ameaçaram ainda fazer explodir uma bomba no centro de Dallas.

As autoridades de aviação civil dos Estados Unidos decidiram restringir o espaço aéreo em torno da cidade de Dallas.

Um porta-voz da Casa Branca revelou entretanto que o Presidente norte-americano, Barack Obama, já foi informado sobre os acontecimentos de Dallas e que está a acompanhar a situação.

Obama está em Varsóvia, para participar na cimeira da NATO.

Violência policial

Milhares de pessoas manifestavam-se nos EUA, em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, para protestar contra a violência policial sobre negros.

As manifestações surgiram após as mortes, registadas em vídeo, de dois homens afro-americanos às mãos da polícia. Philando Castile morreu na quarta-feira em Falcon Heights, no Estado de Minnesota, e Alton Sterling morreu na terça-feira, em Baton Rouge, no Estado de Luisiana.

mappingpoliceviolence.org / BBC

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que “todas as pessoas justas de espírito devem estar preocupadas” com a morte frequente de afro-americanos às mãos da polícia.

Referindo-se a estatísticas mostrando que os cidadãos afro-americanos são mais suscetíveis de serem mortos pela polícia do que os brancos, Obama pediu o fim do preconceito interno da polícia.

“Quando incidentes como este acontecem, há uma parte da nossa população que sente como se isso acontecesse por causa da cor da sua pele, e que não estão a ser tratados da mesma forma”, disse o presidente norte-americano. “E isso magoa”.

Obama ressaltou que “há uma estima extraordinária e respeito pela grande maioria dos polícias que colocam as suas vidas em risco para nos proteger todos os dias. Eles têm um trabalho perigoso. É um trabalho duro”.

Segundo as estimativas oficiais, 53 polícias morreram em serviço nos EUA neste ano, dos quais 21 por trocas de tiro. O saldo não inclui os mortos no incidente de Dallas.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Feitas as contas morrem mais polícias do que bandidos. Coitadinhos dos bandidos armados. E Obama não vê isto?

  2. Retaliação, no entanto a lei das armas nos USA continua na mesma e a violência racista igualmente, portanto o programa segue dentro de momentos.

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …