Cinco polícias mortos por snipers durante protesto contra a violência policial nos EUA

Cinco polícias foram mortos a tiros e outros seis ficaram feridos esta quinta-feira, durante uma manifestação de protesto contra a violência policial sobre negros em Dallas, EUA.

As autoridades norte-americanas informaram esta manhã que snipers (atiradores furtivos) dispararam sobre 11 agentes das forças de segurança durante uma manifestação contra a violência policial sobre negros. O tiroteio teve início cerca das 20h45 locais (cerca das 2h45 em Lisboa).

Além dos polícias, há um civil ferido, disseram as autoridades.

A polícia de Dallas informou ter já sob sua custódia três suspeitos de serem os autores dos disparos e que um homem também alegadamente envolvido no ataque está barricado num parque de estacionamento no centro da cidade.

Este homem, com quem a polícia já trocou tiros, disse aos negociadores que espalhou bombas no edifício onde se encontra e noutros locais de Dallas.

Entretanto, os media locais avançam que o suspeito morreu depois de passar mais de uma hora entrincheirado num estacionamento.

O chefe da polícia de Dallas, David Brown, disse aos jornalistas que o objetivo destes homens era “ferir ou matar o maior número possível de polícias” e que prepararam uma emboscada, tendo alguns dos agentes sido atingidos nas costas.

Segundo David Brown, pelo menos dois homens armados colocaram-se em locais “elevados” para atingir os polícias durante a manifestação, decorrendo buscas pelos suspeitos, que ameaçaram ainda fazer explodir uma bomba no centro de Dallas.

As autoridades de aviação civil dos Estados Unidos decidiram restringir o espaço aéreo em torno da cidade de Dallas.

Um porta-voz da Casa Branca revelou entretanto que o Presidente norte-americano, Barack Obama, já foi informado sobre os acontecimentos de Dallas e que está a acompanhar a situação.

Obama está em Varsóvia, para participar na cimeira da NATO.

Violência policial

Milhares de pessoas manifestavam-se nos EUA, em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, para protestar contra a violência policial sobre negros.

As manifestações surgiram após as mortes, registadas em vídeo, de dois homens afro-americanos às mãos da polícia. Philando Castile morreu na quarta-feira em Falcon Heights, no Estado de Minnesota, e Alton Sterling morreu na terça-feira, em Baton Rouge, no Estado de Luisiana.

mappingpoliceviolence.org / BBC

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que “todas as pessoas justas de espírito devem estar preocupadas” com a morte frequente de afro-americanos às mãos da polícia.

Referindo-se a estatísticas mostrando que os cidadãos afro-americanos são mais suscetíveis de serem mortos pela polícia do que os brancos, Obama pediu o fim do preconceito interno da polícia.

“Quando incidentes como este acontecem, há uma parte da nossa população que sente como se isso acontecesse por causa da cor da sua pele, e que não estão a ser tratados da mesma forma”, disse o presidente norte-americano. “E isso magoa”.

Obama ressaltou que “há uma estima extraordinária e respeito pela grande maioria dos polícias que colocam as suas vidas em risco para nos proteger todos os dias. Eles têm um trabalho perigoso. É um trabalho duro”.

Segundo as estimativas oficiais, 53 polícias morreram em serviço nos EUA neste ano, dos quais 21 por trocas de tiro. O saldo não inclui os mortos no incidente de Dallas.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Feitas as contas morrem mais polícias do que bandidos. Coitadinhos dos bandidos armados. E Obama não vê isto?

  2. Retaliação, no entanto a lei das armas nos USA continua na mesma e a violência racista igualmente, portanto o programa segue dentro de momentos.

RESPONDER

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …