Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Tannen Maury / EPA

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd.

Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd continuam, mas há episódios que marcam a diferença. Um deles é contado pelo Expresso e aconteceu em Coral Gables, Miami, onde vários elementos da polícia se ajoelharam com os manifestantes, em sinal de respeito.

Os agentes da autoridade ajoelharam-se à passagem dos manifestantes, e estes fizeram o mesmo diante das forças de segurança.

Para o responsável pela polícia local, é importante que uma das prioridades das autoridades seja estabelecer pontes e abrir um diálogo social, que favoreça soluções. Por este motivo, o responsável abordou vários dos participantes no protesto, programando encontros para os ouvir.

Em Nova Iorque, vários agentes seguiram o mesmo exemplo e ajoelharam-se no bairro de Queens, quando um pastor que acompanhava uma marcha de cidadãos convidou os elementos da autoridade a juntarem-se ao grupo por um momento. Os manifestantes ficaram surpreendidos com a ação das forças de segurança.

“Não estava à espera. Foi muito bom, e um pormenor bonito, mas procuramos algo concreto. Que não nos pisem e que não disparem”, disse a ativista Aleeia Abraham à CNN.

As imagens dos conflitos entre manifestantes e forças de segurança multiplicaram-se durante o fim de semana, à medida que as autoridades intensificavam os seus esforços para reprimir revoltas com gás lacrimogéneo e balas de borracha. Ainda assim, as ações em Miami e Nova Iorque destacaram-se das demais.

A morte de George Floyd, de 40 anos, está a causar uma onda de indignação nos Estados Unidos e no mundo, depois da divulgação de vídeos que mostram um agente da polícia ajoelhado em cima do seu pescoço e no qual se ouve o afro-americano a dizer “não consigo respirar” e “não me matem”.

A polícia de Minneapolis revelou que o agente em causa foi detido esta sexta-feira e tinha 18 queixas anteriores, sem que fossem revelados os detalhes destas acusações. O agente foi despedido na semana passada, juntamente com três colegas que estavam presentes na detenção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …

Tensão no Mar do Sul. China em manobras militares, EUA enviam dois porta-aviões nucleares

Os Estados Unidos enviaram os super-porta-aviões nucleares USS Ronald Reagan e USS Nimitz para o Mar do Sul da China, região onde forças navais chinesas estão a realizar exercícios militares. "O nosso objetivo é enviar um …