Detido o agente que matou George Floyd. Tinha 18 queixas contra si

(cv)

Derek Chauvin, o agente da polícia que matou George Floyd.

O agente norte-americano responsável pela morte de George Floyd foi, esta sexta-feira, detido. A polícia de Minneapolis revelou que o agente tinha 18 queixas anteriores contra si.

O agente da polícia de Minneapolis, Derek Chauvin, responsável pela morte de George Floyd, foi detido esta sexta-feira. A informação foi avançada por John Harrington, comissário público norte-americano, quatro dias depois do acontecimento.

A morte de Floyd, de 40 anos, está a causar uma onda de indignação, depois da divulgação de vídeos que mostram um agente da polícia ajoelhado em cima do seu pescoço e no qual se ouve o afro-americano a dizer “não consigo respirar” e “não me matem”. Após tentar falar com o polícia, o homem fica imobilizado e parece deixar de se mexer, tendo sido depois colocado numa maca e levado para uma ambulância.

A polícia de Minneapolis revelou que o agente em causa tinha 18 queixas anteriores, sem que fossem revelados os detalhes destas acusações. O agente foi despedido esta semana juntamente com três colegas que estavam presentes na detenção.

Segundo a Associated Press, Chauvin fez trabalhos esporádicos como segurança de um bar noturno até ao final do ano passado.

Além disso, o Notícias ao Minuto escreve que, em 2006, o norte-americano esteve presente num grupo de seis polícias que abriram fogo sobre um suspeito de esfaqueamento depois de uma perseguição, quando o suspeito, alegadamente, lhes apontou uma arma. O tribunal decidiu que o uso de força foi justificado, com base nos depoimentos dos agentes envolvidos.

Também em 2008, Chauvin foi chamado a responder a uma denúncia de violência doméstica, entrando na residência sem se anunciar. O suspeito fechou-se na casa de banho, Chauvin arrombou a porta e agrediu-o. O homem tentou defender-se, mas o polícia disparou duas balas contra o estômago do suspeito.

Nos últimos dias, milhares de pessoas têm saído às ruas para protestar contra a morte de George Floyd. Na quarta-feira, as televisões locais relataram a existência de incêndios em várias empresas, sem que os bombeiros tenham podido acudir, pela violência que tomara conta das ruas. Foram ainda reportados vários saqueamentos a negócios da região.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o agente em causa já tinha 18 queixas anteriores, era mais que suficiente para deixar de exercer a profissão à muito tempo, lamentavelmente teve que morrer alguém nestas circunstâncias para que fosse afastado das suas funções. Segundo o meu ponto de vista não devia ter sido apenas ele despedido junto com os colegas que assistiram a tudo, os seus superiores deviam também ser despedidos. Afinal de contas para que servem os superiores, não é para zelar pelos princípios e idoneidade das Unidades que supra-visionam!?…

  2. Sejamos realistas : Antes da Guerra de Secessão, (Guerra Civil entre o Norte e o Sul). Matar um escravo “Negro” nos Estados Confederados do Sul, era tão grave como matar (perdoem-me a comparação)..um cão . Se situações deste tipo perduram com uma certa frequência, é que na mentalidade de uma certa camada Social altamente xenófoba (Ku Klux klan) por exemplo e ainda activos como movimento reacionário e extremista, esta ideologia ainda é bem viva em uma importante classe Social, e em certos Estados dos USA. Que seja (negro, branco ou mesmo cor de rosa), como detido e manietado, deveria simplesmente ser entregue a Justiça e julgado. Neste caso foi “mais um uso excessivo de força” conduzindo a morte do detido. Após 18 queixas “arquivadas”, não ficaria admirado da absolvição deste assassino e “exemplar Agente” para alguns !…mas enfim também temos alguns vergonhosos casos por cá !

  3. Esse policia deveria sim ir para a cadeira eléctrica, por pouco menos vão para a cadeira electrica…Se fosse o contrário de certeza que iria para a cadeira eléctrica…

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …