Polícia suspeita que incêndio de Monchique foi provocado por linha da EDP

Miguel A. Lopes / Lusa

As autoridades policiais suspeitam que o incêndio de Monchique, que ardeu durante cerca de uma semana, teve origem numa linha eléctrica da EDP. Essa terá sido também a causa dos incêndios de Pedrógão Grande, Góis e Lousã, em 2017.

A suspeita é revelada pelo jornal Expresso que salienta que as autoridades estão a investigar a possibilidade de o incêndio que deflagrou a 3 de Agosto, na Serra de Monchique, no distrito de Faro, ter sido causado por uma linha eléctrica da EDP.

“Ainda serão necessárias mais duas semanas para ter uma ideia final do que aconteceu em Monchique”, afiança contudo uma fonte da Polícia Judiciária citada pelo semanário.

O incêndio que começou em Monchique alastrou-se aos concelhos de Silves, Portimão e Odemira, provocando 41 feridos e consumindo mais de 27 mil hectares.

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, já tinha acusado as linhas eléctricas da EDP de serem responsáveis por vários incêndios no concelho, denunciando a alegada “negligência” da empresa.

A EDP refuta estas críticas, considerando, numa nota enviada ao Diário de Notícias, que “a linha eléctrica da rede de média tensão situa-se a mais de 400 metros do ponto identificado pelas entidades oficiais (site da ANPC) como o local onde terá deflagrado o incêndio de Monchique”.

“Os nossos sistemas de monitorização permanente das linhas não registaram nenhuma ocorrência no período inicial do incêndio, tendo depois a linha sido desligada para facilitar a intervenção dos meios aéreos naquela zona”, refere ainda a EDP.

A empresa nota também que, nos últimos cinco anos, “investiu 25 milhões de euros na limpeza e manutenção de 40 mil quilómetros de rede aérea de alta e média tensão em todo o país”.

Além disso, a eléctrica frisa que “a responsabilidade na limpeza de vegetação que interfira com as redes e iluminação pública, não é da EDP Distribuição, mas sim dos proprietários e outras entidades”. Todavia, “sempre que nos é identificado ou comunicado situações de risco nas linhas de Baixa Tensão, a empresa procede à intervenção pontual da zona identificada”, destaca ainda.

A Comissão Técnica Independente que analisou os grandes incêndios do ano passado, atribuiu o início das chamas que deflagraram em Pedrógão Grande, Góis e Lousã, provocando várias mortes, às linhas eléctricas da EDP.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão a esquecer que um individuo chamou a gnr e entregou um engenho incendiario. Não me parece que tenha sido a linha da edp.

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …