Polícia canadiana inspira-se em podcast para resolver homicídio de lusodescendente

serialpodcast.org

Hae Min Lee, podcast Serial, episodio 2

Hae Min Lee, podcast Serial, episodio 2

O polícia de Toronto, no Canadá, está a utilizar as redes sociais para tentar resolver um homicídio de um lusodescendente ocorrido há cerca de três anos, baseando-se no popular podcast norte-americano Serial.

As autoridades aproveitam o sucesso do podcast Serial, baseado numa história verídica de um homicídio, para tentar obter novos testemunhos e contributos para tentar resolver o caso de Mike Pimentel, de 24 anos, que foi esfaqueado mortalmente na Liberty Village, em Toronto, nas primeiras horas de 2012.

Após deixar o salão de banquetes do Liberty Grand da Exhibition, a vítima foi “encontrada com ferimentos de esfaqueamento“, por volta das 03h00 da madrugada do dia 1 de Janeiro de 2012, vindo a “falecer mais tarde” já no hospital, anunciaram então as autoridades.

Embora tenham sido divulgadas fotografias de uma mulher que se acredita estar envolvida no crime, o homicídio do lusodescendente continua por resolver.

Num esforço de tentar sensibilizar o público, e também no sentido de fazer uma actualização da investigação, a polícia de Toronto voltou-se para o Twitter, baseando-se na série semanal norte-americana de podcast que analista o caso do homicídio de Hae Min Lee, em 1999.

“É um podcast muito, muito popular que está a ser seguido por ambos, tanto os meios de comunicação social como pelos elementos da polícia, afirmou o detective da polícia de Toronto Jeffery Tavares, explicando que a ideia de usar as redes sociais para ter novas sugestões “foi obtida a partir desse mesmo podcast”.

Por seu turno, o detective Tam Bui publicou imagens no Twitter de provas recolhidas no local do crime utilizando o hashtag #MikePimentelMurder.

@MikePimentelMurder / Twitter

-

O podcast Serial tem sido uma estrela mediática, ocupando o topo da tabela de downloads do iTunes durante várias semanas.

O modelo original aproxima o discurso jornalístico da narrativa tradicional de não-ficção, criando suspense e introduzindo elementos para captar a atenção dos ouvintes.

Distribuído semanalmente, o podcast serve de lançamento para o programa de rádio “Esta vida americana”, mas o sucesso na internet tem surpreendido os especialistas em media.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …