//

Polícia canadiana inspira-se em podcast para resolver homicídio de lusodescendente

serialpodcast.org

Hae Min Lee, podcast Serial, episodio 2

Hae Min Lee, podcast Serial, episodio 2

O polícia de Toronto, no Canadá, está a utilizar as redes sociais para tentar resolver um homicídio de um lusodescendente ocorrido há cerca de três anos, baseando-se no popular podcast norte-americano Serial.

As autoridades aproveitam o sucesso do podcast Serial, baseado numa história verídica de um homicídio, para tentar obter novos testemunhos e contributos para tentar resolver o caso de Mike Pimentel, de 24 anos, que foi esfaqueado mortalmente na Liberty Village, em Toronto, nas primeiras horas de 2012.

Após deixar o salão de banquetes do Liberty Grand da Exhibition, a vítima foi “encontrada com ferimentos de esfaqueamento“, por volta das 03h00 da madrugada do dia 1 de Janeiro de 2012, vindo a “falecer mais tarde” já no hospital, anunciaram então as autoridades.

Embora tenham sido divulgadas fotografias de uma mulher que se acredita estar envolvida no crime, o homicídio do lusodescendente continua por resolver.

Num esforço de tentar sensibilizar o público, e também no sentido de fazer uma actualização da investigação, a polícia de Toronto voltou-se para o Twitter, baseando-se na série semanal norte-americana de podcast que analista o caso do homicídio de Hae Min Lee, em 1999.

“É um podcast muito, muito popular que está a ser seguido por ambos, tanto os meios de comunicação social como pelos elementos da polícia, afirmou o detective da polícia de Toronto Jeffery Tavares, explicando que a ideia de usar as redes sociais para ter novas sugestões “foi obtida a partir desse mesmo podcast”.

Por seu turno, o detective Tam Bui publicou imagens no Twitter de provas recolhidas no local do crime utilizando o hashtag #MikePimentelMurder.

@MikePimentelMurder / Twitter

-

O podcast Serial tem sido uma estrela mediática, ocupando o topo da tabela de downloads do iTunes durante várias semanas.

O modelo original aproxima o discurso jornalístico da narrativa tradicional de não-ficção, criando suspense e introduzindo elementos para captar a atenção dos ouvintes.

Distribuído semanalmente, o podcast serve de lançamento para o programa de rádio “Esta vida americana”, mas o sucesso na internet tem surpreendido os especialistas em media.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.