Polícia afastou testemunhas do local onde Marielle foi assassinada

midianinja / Flickr

Sessão Solene em Homenagem à memória de Marielle Franco, em Brasilia

Meios de comunicação brasileiros relatam que testemunhas do assassinato de Marielle terão sido orientadas a deixar o local do crime pela Polícia Militar sem serem ouvidas.

As duas testemunhas em causa revelaram que ficaram no local do crime até à chegada da polícia, mas quando as autoridades lá chegaram ordenaram a retirada de todas as testemunhas sem que fossem ouvidas.

A denúncia pariu de uma reportagem do jornal O Globo, que revela novos detalhes sobre a execução da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes.

A informação baseia-se no relato de duas testemunhas que não foram ouvidas pela polícia e que afirmaram que as autoridades, ao chegar ao local, ordenaram a retirada de todas as testemunhas.

Em separado, ao Globo as duas testemunhas deram a mesma versão dos acontecimentos, que inclui detalhes sobre o momento da abordagem, a rota de fuga e as características físicas do autor dos disparos que atingiram mortalmente a vereadora e o motorista.

Segundo os relatos daquelas testemunhas, o carro onde seguia o assassino terá bloqueado o veículo conduzido por Anderson, onde também se encontrava Marielle e uma assessora parlamentar. O carro quase terá subido a calçada, relatam. Ambas disseram também só terem visto um veículo no momento dos disparos.

Esta informação última contrasta com as imagens das câmaras de vigilância que sugerem que dois veículos perseguiram o carro onde estava Marielle.

As testemunhas alegam ter visto um homem negro sentado no banco de trás do carro do assassino. O homem terá colocado fora do veículo uma arma de cano alongado e, segundo os relatos, o armamento parecia ter um silenciador.

As duas pessoas ouvidas pelo jornal O Globo afirmaram que o carro usado pelos criminosos deu uma guinada e fugiu. Além disso, as testemunhas contrariaram a teoria formulada até então, que previa uma rota de fuga pela Rua João Paulo Primeiro, ao dizerem que o carro terá seguido pela Rua Joaquim Palhares, perpendicular à rua teorizada.

// Forum

PARTILHAR

RESPONDER

PSD: "O diabo chegou e está no Serviço Nacional de Saúde"

Há dois anos e meio, o PSD avisou que o diabo estava para chegar por causa da ação deste Governo. Agora, o partido diz que ele já "chegou e está no Serviço Nacional de Saúde". Esta …

Ex-comandante paraquedista diz que Tancos foi obra de "amadores"

O coronel de infantaria Alves Pereira admitiu "embaraço" pela "falha" e considerou que o "Exército após Tancos é diferente do Exército antes de Tancos". O coronel de infantaria Alves Pereira sustentou esta quarta-feira que o …

Tspiras vence moção de confiança com margem mínima

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, viu esta quinta-feira o parlamento aprovar um voto de confiança, dias depois de ter terminado a coligação que viabilizava o seu Governo. Com 151 votos favoráveis, dos 300 parlamentares, Tsipras viu …

Parlamento discute a legalização da canábis para fins recreativos

A legalização da canábis para uso recreativo é debatida esta quinta-feira no Parlamento, com BE e PAN a apresentarem projetos de lei idênticos, discordando apenas quanto aos locais de venda. O Bloco de Esquerda (BE) defende …

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …