Polícia afastou testemunhas do local onde Marielle foi assassinada

midianinja / Flickr

Sessão Solene em Homenagem à memória de Marielle Franco, em Brasilia

Meios de comunicação brasileiros relatam que testemunhas do assassinato de Marielle terão sido orientadas a deixar o local do crime pela Polícia Militar sem serem ouvidas.

As duas testemunhas em causa revelaram que ficaram no local do crime até à chegada da polícia, mas quando as autoridades lá chegaram ordenaram a retirada de todas as testemunhas sem que fossem ouvidas.

A denúncia pariu de uma reportagem do jornal O Globo, que revela novos detalhes sobre a execução da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes.

A informação baseia-se no relato de duas testemunhas que não foram ouvidas pela polícia e que afirmaram que as autoridades, ao chegar ao local, ordenaram a retirada de todas as testemunhas.

Em separado, ao Globo as duas testemunhas deram a mesma versão dos acontecimentos, que inclui detalhes sobre o momento da abordagem, a rota de fuga e as características físicas do autor dos disparos que atingiram mortalmente a vereadora e o motorista.

Segundo os relatos daquelas testemunhas, o carro onde seguia o assassino terá bloqueado o veículo conduzido por Anderson, onde também se encontrava Marielle e uma assessora parlamentar. O carro quase terá subido a calçada, relatam. Ambas disseram também só terem visto um veículo no momento dos disparos.

Esta informação última contrasta com as imagens das câmaras de vigilância que sugerem que dois veículos perseguiram o carro onde estava Marielle.

As testemunhas alegam ter visto um homem negro sentado no banco de trás do carro do assassino. O homem terá colocado fora do veículo uma arma de cano alongado e, segundo os relatos, o armamento parecia ter um silenciador.

As duas pessoas ouvidas pelo jornal O Globo afirmaram que o carro usado pelos criminosos deu uma guinada e fugiu. Além disso, as testemunhas contrariaram a teoria formulada até então, que previa uma rota de fuga pela Rua João Paulo Primeiro, ao dizerem que o carro terá seguido pela Rua Joaquim Palhares, perpendicular à rua teorizada.

// Forum

PARTILHAR

RESPONDER

Tusk aceitou pedido de adiamento do Brexit (mas com uma condição)

O presidente do Conselho Europeu condicionou uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória. “À luz das …

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Parlamento chumba imposto do Bloco sobre gigantes digitais

O Bloco de Esquerda propunha um imposto de 3% sobre certos serviços digitais e estimava uma receita entre 60 a 100 milhões de euros, mas o projeto foi chumbado esta quarta-feira. O projeto do Bloco de …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …