Polícia acusada de massacre em prisão na Venezuela

Cristian Hernandez / EPA

As forças governamentais entraram para tentar recuperar o controlo da cadeia

Pelo menos 37 pessoas morreram esta quarta-feira durante um motim numa prisão do Estado das Amazonas, no sul da Venezuela, anunciaram as autoridades.

O procurador-geral revelou que já designou dois procuradores para liderarem “o inquérito sobre a morte de 37 pessoas durante um motim no centro de detenção judiciário das Amazonas”. Segundo o procurador-geral, 14 funcionários da cadeia ficaram feridos durante o violento motim.

Entretanto, o governador do Estado das Amazosas, Liborio Guarulla, escreveu na rede social Twitter que houve um “massacre” de “mais de 35 pessoas” durante a visita de uma unidade especial do Ministério da Interior e Justiça no centro de detenção, localizada na cidade de Puerto Ayacucho.

A morgue está completamente sobrelotada“, revelou mais tarde Guarulla, citado pela agência Reuters. Segundo o governador, o raid das forças policiais, pertencentes à “Unidade Especial do Ministério do Interior”, começou por volta da meia noite, horário local.

“As forças do governo entraram para tentar recuperar o controlo da cadeia. Os prisioneiros resistiram”, contou um membro do conselho da cidade, José Mejias, que ouviu tiros “durante toda a noite”.

Em declarações ao jornal espanhol El Mundo, o director da organização não-governamental Una Ventana a la Libertad, Carlos Nieto, diz que este é o primeiro incidente do género num centro de detenção preventiva, onde os suspeitos não ficam mais de 48 horas.

Segundo duas organizações defensoras dos direitos humanos, foram mortos 37 dos 105 reclusos que se encontravam detidos na cadeia. Ainda segundo refere a agência Reuters, até agora o Ministério da Informação da Venezuela ainda não fez qualquer comentário aos acontecimentos em Puerto Ayacucho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Eldorado fiscal. Governo admite taxar reformados estrangeiros

O Governo admite vir a taxar reformados estrangeiros que vivem em Portugal, avançou o semanário Expresso, dando conta que o dossiê voltou ao Conselho de Ministros no encontro deste sábado. Os reformados estrangeiros que estão …

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …