Polémica na Universidade Católica com novo parceiro pró-eutanásia

Dgcampos / wikimedia

Universidade Católica Portuguesa

Universidade Católica Portuguesa

Há um mal estar a crescer nos corredores da Universidade Católica por causa da associação da instituição de ensino a uma parceira holandesa que apoia a investigação sobre a eutanásia e a doação de órgãos.

Em causa está o protocolo assinado entre a Católica e a Universidade de Maastricht, na Holanda, no âmbito da criação do primeiro curso privado de Medicina, em Portugal.

O jornal Sol apurou que esta aliança com a conceituada Universidade holandesa está “a gerar desconforto no meio católico e pró-vida“.

A Universidade holandesa apoia a investigação em torno da eutanásia e da doação de órgãos e tem nos seus quadros um especialista em Ética Médica que faz parte do Comité de Revisão dos casos de eutanásia na Holanda, onde o procedimento é legal desde 2002.

Em Março passado, a instituição de Maastricht organizou uma conferência pró-aborto com a participação da ministra holandesa dos Negócios Estrangeiros, Lilianne Ploumen, conforme destaca o Sol.

Estes dados estão a provocar um “mal estar” “notório” na Universidade Católica, afiança o semanário, referindo que alguns peritos das áreas da Medicina e Ética já se demarcaram de uma possível colaboração com a futura Faculdade de Medicina, cuja inauguração está prevista para 2019.

A reitoria da Católica anunciou que a preparação do curso de Medicina tem em conta “a visão da Igreja sobre os temas da saúde e da defesa da vida“, relevando o facto de a Universidade de Maastricht ter uma “longa colaboração com universidades católicas respeitando a sua especificidade identitária”.

A escolha para a parceria terá sido motivada pelo lado inovador e pelo bom posicionamento internacional de Maastricht, avança o Sol, citando uma fonte não identificada que lamenta que “não terá sido mal intencionado”, mas que se colocam “os rankings à frente da matriz cristã”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oh, não se preocupem… Com este novo Papa no Vaticano, podem destruir os princípios católicos à vontade.

RESPONDER

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …