Poiares Maduro diz que impostos europeus não são ideia de Costa

portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

O antigo ministro do PSD/CDS, Miguel Poiares Maduro, afirma que “os impostos ‘sugeridos’ por António Costa não são, na verdade, sugeridos por ele”.

A paternidade dos novos impostos a serem criados para ajudar a financiar o Orçamento comunitário está posta em causa.

António Costa sugeriu, no início desta semana, a criação de novas formas de financiamento europeu para que a participação de cada Estado-membro para o Orçamento comunitário seja de 1,2 – fontes essas que passam pela criação de três novos impostos, que serão propostos formalmente a 23 de fevereiro.

Esta segunda-feira, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou acerca do assunto, afirmando que o “Governo português, tal como o francês, espanhol, italiano, propõe novos impostos sobre determinado tipo de transações muito específicas, mas podem dar receitas muito significativas para compensar o que se pode perder no orçamento comunitário”.

Esta perda resulta da ausência da contribuição do Reino Unido por causa do Brexit.

De acordo com o Eco, a “paternidade do imposto” é posta em causa por Poiares Maduro que, na terça-feira, assegurou que o “primeiro Estado membro a propor formalmente a substituição das transferências dos orçamentos nacionais por verdadeiros recursos próprios foi Portugal”.

No entanto, o ex-ministro lança a discórdia afirmando que não terá sido agora, por António Costa, mas sim pelo “Governo da anterior legislatura em Junho de 2015″.

“Da mesma forma que também foi nesse documento, apresentado publicamente por Passos Coelho, que se propunha a criação do FME, conclusão da União Bancária, etc; tudo matérias que parecem ter sido trazidas para o debate por Macron e agora o atual governo português fez suas”, acrescenta Poiares Maduro num post publicado no Facebook.

Para o antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional de Passos Coelho, “os impostos ‘sugeridos’ por António Cota não são, na verdade, sugeridos por ele, nem sequer por outros Estados-membros, mas sim no relatório do grupo de alto nível criado para esse fim e dirigido por Mário Monti“, antigo primeiro-ministro italiano.

“O imposto sobre as transações financeiras já tinha sido, aliás, objeto de discussão e obtido acordo de vários Estados incluindo Portugal (também com o anterior governo)”, alega Poiares Maduro. O imposto sobre o digital “é uma ideia interessante mas tecnicamente muito difícil”, refere.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É pá, isto anda mesmo mau lá para o lado dos laranjas; agora até querem reivindicar a criação de três novos impostos heheheheh.
    Seja como for, concordo com a ideia apresentada para a criação dos referidos.

RESPONDER

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …