Poiares Maduro diz que impostos europeus não são ideia de Costa

portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

O antigo ministro do PSD/CDS, Miguel Poiares Maduro, afirma que “os impostos ‘sugeridos’ por António Costa não são, na verdade, sugeridos por ele”.

A paternidade dos novos impostos a serem criados para ajudar a financiar o Orçamento comunitário está posta em causa.

António Costa sugeriu, no início desta semana, a criação de novas formas de financiamento europeu para que a participação de cada Estado-membro para o Orçamento comunitário seja de 1,2 – fontes essas que passam pela criação de três novos impostos, que serão propostos formalmente a 23 de fevereiro.

Esta segunda-feira, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou acerca do assunto, afirmando que o “Governo português, tal como o francês, espanhol, italiano, propõe novos impostos sobre determinado tipo de transações muito específicas, mas podem dar receitas muito significativas para compensar o que se pode perder no orçamento comunitário”.

Esta perda resulta da ausência da contribuição do Reino Unido por causa do Brexit.

De acordo com o Eco, a “paternidade do imposto” é posta em causa por Poiares Maduro que, na terça-feira, assegurou que o “primeiro Estado membro a propor formalmente a substituição das transferências dos orçamentos nacionais por verdadeiros recursos próprios foi Portugal”.

No entanto, o ex-ministro lança a discórdia afirmando que não terá sido agora, por António Costa, mas sim pelo “Governo da anterior legislatura em Junho de 2015″.

“Da mesma forma que também foi nesse documento, apresentado publicamente por Passos Coelho, que se propunha a criação do FME, conclusão da União Bancária, etc; tudo matérias que parecem ter sido trazidas para o debate por Macron e agora o atual governo português fez suas”, acrescenta Poiares Maduro num post publicado no Facebook.

Para o antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional de Passos Coelho, “os impostos ‘sugeridos’ por António Cota não são, na verdade, sugeridos por ele, nem sequer por outros Estados-membros, mas sim no relatório do grupo de alto nível criado para esse fim e dirigido por Mário Monti“, antigo primeiro-ministro italiano.

“O imposto sobre as transações financeiras já tinha sido, aliás, objeto de discussão e obtido acordo de vários Estados incluindo Portugal (também com o anterior governo)”, alega Poiares Maduro. O imposto sobre o digital “é uma ideia interessante mas tecnicamente muito difícil”, refere.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É pá, isto anda mesmo mau lá para o lado dos laranjas; agora até querem reivindicar a criação de três novos impostos heheheheh.
    Seja como for, concordo com a ideia apresentada para a criação dos referidos.

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …