Poiares Maduro diz que impostos europeus não são ideia de Costa

portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

O antigo ministro do PSD/CDS, Miguel Poiares Maduro, afirma que “os impostos ‘sugeridos’ por António Costa não são, na verdade, sugeridos por ele”.

A paternidade dos novos impostos a serem criados para ajudar a financiar o Orçamento comunitário está posta em causa.

António Costa sugeriu, no início desta semana, a criação de novas formas de financiamento europeu para que a participação de cada Estado-membro para o Orçamento comunitário seja de 1,2 – fontes essas que passam pela criação de três novos impostos, que serão propostos formalmente a 23 de fevereiro.

Esta segunda-feira, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou acerca do assunto, afirmando que o “Governo português, tal como o francês, espanhol, italiano, propõe novos impostos sobre determinado tipo de transações muito específicas, mas podem dar receitas muito significativas para compensar o que se pode perder no orçamento comunitário”.

Esta perda resulta da ausência da contribuição do Reino Unido por causa do Brexit.

De acordo com o Eco, a “paternidade do imposto” é posta em causa por Poiares Maduro que, na terça-feira, assegurou que o “primeiro Estado membro a propor formalmente a substituição das transferências dos orçamentos nacionais por verdadeiros recursos próprios foi Portugal”.

No entanto, o ex-ministro lança a discórdia afirmando que não terá sido agora, por António Costa, mas sim pelo “Governo da anterior legislatura em Junho de 2015″.

“Da mesma forma que também foi nesse documento, apresentado publicamente por Passos Coelho, que se propunha a criação do FME, conclusão da União Bancária, etc; tudo matérias que parecem ter sido trazidas para o debate por Macron e agora o atual governo português fez suas”, acrescenta Poiares Maduro num post publicado no Facebook.

Para o antigo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional de Passos Coelho, “os impostos ‘sugeridos’ por António Cota não são, na verdade, sugeridos por ele, nem sequer por outros Estados-membros, mas sim no relatório do grupo de alto nível criado para esse fim e dirigido por Mário Monti“, antigo primeiro-ministro italiano.

“O imposto sobre as transações financeiras já tinha sido, aliás, objeto de discussão e obtido acordo de vários Estados incluindo Portugal (também com o anterior governo)”, alega Poiares Maduro. O imposto sobre o digital “é uma ideia interessante mas tecnicamente muito difícil”, refere.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É pá, isto anda mesmo mau lá para o lado dos laranjas; agora até querem reivindicar a criação de três novos impostos heheheheh.
    Seja como for, concordo com a ideia apresentada para a criação dos referidos.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …